Home > Notícias

Intel lança processadores de 45 nanômetros em 2007

A Intel lançará versões de 45 nanômetros de seus processadores atuais para servidores, laptops e desktops, na segunda metade de 2007

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

16/10/2006 às 15h06

Foto:

A Intel lançará versões de 45 nanômetros de seus processadores atuais para servidores, laptops e desktops, na segunda metade de 2007

A Intel começará a lançar versões de 45 nanômetros de seus microprocessadores atuais para servidores, laptops e desktops, na segunda metade de 2007, disse a empresa nesta segunda-feira (16/10).

A companhia está apenas diminuindo os processadores e não lançando uma nova microarquitetura, disse Tom Kilroy, diretor geral do grupo de entretenimento digital da Intel, durante uma apresentação no Intel Developer Forum, evento realizado pela empresa, em Taipé.

A Intel produz a maioria de seus microprocessadores Core 2 Duo com 65 nanômetros. Com a redução para 45 nanômetros, a empresa poderá melhorar o desempenho em 20%, diminuindo em cinco vezes o gasto de energia, disse a companhia. Um nanômetro é a bilionésima parte de um metro.

A nova produção de tecnologia é importante para deixar os chips mais rápidos, reduzir os gastos de energia e deixá-los menores para que ocupem menos espaço em PCs. A tecnologia de fabricação de chips tem o objetivo de aproximar o tamanho físico do dispositivo com as características que podem ser inseridas nele.

Quando a nova microarquitetura da Intel chegar em 2008, com o nome de Nehalem, seus componentes serão feitos em 45 nenômetros, garantindo aumento de 300% de desempenho por watt.

*Dan Nystedt é editor do IDG News Service, em Taipé.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail