Home > Notícias

Sony lança novos modelos de Walkman com cancelamento de ruídos

O ponto central do marketing da Sony será a tecnologia de cancelamento de ruídos, que elimina barulhos externos

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

16/10/2006 às 10h39

Foto:

O ponto central do marketing da Sony será a tecnologia de cancelamento de ruídos, que elimina barulhos externos

Em uma última tentativa de desafiar a supremacia da Apple no segmento de música digital, a Sony está lançando os novos players da série Walkman, com cancelamento de ruídos e outras tecnologias avançadas de áudio.

“O ponto mais forte é a qualidade de áudio”, disse Hiroshi Yoshioka, vice-presidente corporativo sênior da Sony e chefe da divisão Walkman.

O ponto central do marketing da Sony será a tecnologia de cancelamento de ruídos, que elimina barulhos externos na faixa de 100Hz a 1kHz, como sons de trens, aeronaves ou carros.

Para fazer isso, o sistema usa um microfone para detectar os ruídos que devem ser apagados. Nos Walkmans, esse microfone fica nos fones de ouvido, portanto é necessário manter os fones originais para aproveitar o recurso. Em uma demonstração na quinta-feira (12/10), os fones fizeram um bom trabalho neutralizando o ruído simulado de um trem.

O aparelho traz ainda outros dois recursos – independentes de fone -, o "clear stereo", que separa melhor os canais direito e esquerdo, e o "clear base", que melhora a resposta do baixo.

Os tocadores têm baterias que duram 50 horas, display para dados da música e arte do álbum, e são compatíveis com formatos MP3, Windows Media, AAC, ATRAC, ATRAC Advanced Lossless e Linear PCM. No entanto, eles não tocam faixas em Windows Media e AAC com tecnologia de gerenciamento de direitos autorais embutida.

Os aparelhos chegam ao Japão no final deste mês e em outros mercados ainda neste ano. Os modelos da série S700, que têm o cancelamento de ruídos e rádio FM, estarão disponíveis com 4GB (242 dólares), 2GB (192 dólares) ou 1GB (150 dólares).

O preço pode parecer salgado à primeira vista (o iPod de 8GB custa 249 dólares no Japão), mas os consumidores podem achar que vale a pena pelo fato do cancelamento de ruídos estar incluso. Também serão vendidas versões dos players sem FM e cancelamento, com 2GB (167 dólares) e1GB (125 dólares).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail