Home > Notícias

Intel apresenta dois novos modelos de laptops populares

Fabricante mostra dois modelos na cor laranja do laptop educacional de baixo custo, Classmate PC

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

17/10/2006 às 15h00

Foto:

Fabricante mostra dois modelos na cor laranja do laptop educacional de baixo custo, Classmate PC

A Intel apresentou dois modelos de seu notebook de baixo custo, o Classmate PC, nesta terça-feira (17/10), durante o Intel Developer Forum, em Taipé.

Os PCs, que têm preço estimado de 400 dólares e devem chegar ao mercado na primeira metade de 2007, destinam-se a países de baixa renda como parte da iniciativa World Ahead Program, que envolve investimentos de 1 bilhão de dólares em cinco anos.

O último notebook foi dirigido a Taiwan, tem a cor laranja, possui uma alça e é destinado a crianças em idade escolar.

No início deste ano, a Intel mostrou o primeiro modelo baseado em design de baixo custo. O computador foi destinado para Índia, África, Brasil e já está sendo usado em um programa na Nigéria, que coincide com a iniciativa de banda larga sem fio na tecnologia WiMax da empresa.
Recentemente, a empresa inaugurou uma rede WiMax na Amazônia, beneficiando 114 mil pessoas da cidade de Partintins.

“Como você conecta o próximo bilhão de pessoas na internet? Não com cabos, não com redes. Vai ser com WiMax” disse o diretor de marketing da Intel na Ásia, durante o IDF.

O programa educacional da Intel pretende oferecer recursos no hardware, treinar professores para que possam educar os alunos e construir internet sem fio em países emergentes. Até agora, 3,6 milhões de professores já foram treinados, segundo a empresa.

A iniciativa da Intel concorre com o projeto One Laptop Per Child (OLPC) de Nicholas Negroponte. O projeto desenvolveu o protótipo de um laptop por 100 dólares que será usado por estudantes em países em desenvolvimento.
O objetivo é oferecer laptops de baixo custo aos governos e organizações de educação. O aparelho está sendo fabricado pela taiwanesa Quanta.

*Dan Nystedt é editor do IDG News Service, em Taipé.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail