Home > Notícias

Co-fundador da Wikipedia prepara nova enciclopédia menos “amadora”

Citizendium terá editores, colaboração de especialistas e exigirá o registro do usuário para colaborar em artigos

Por Redação do IDG Now!

18/10/2006 às 10h35

Foto:

Citizendium terá editores, colaboração de especialistas e exigirá o registro do usuário para colaborar em artigos

O co-fundador da Wikipedia, Larry Sanger, está preparando uma nova enciclopédia na web, que, ao contrário da irmã livre, terá editores de conteúdo, colaboração de especialistas e exigirá o registro para que se possa participar da criação de artigos.

O projeto batizado de Citizendium será uma "continuação" menos amadora da Wikipedia, como Sanger enfatiza no site que explica a iniciativa, e partirá da mesma base de conteúdo hoje existente na enciclopédia mais popular da web.

Com o objetivo de dar maior credibilidade ao novo wiki, Sanger propõe, no entanto, algumas regras diferentes para o Citizendium.

Os autores não poderão mais contribuir de forma anônima, terão que fornecer um e-mail ativo para participar. Além disso, passa a existir a figura do editor, que trabalhará "lado-a-lado" com os autores, mas terá o poder de mover artigos para a categoria de "aprovado" ou não. Estes editores serão voluntários. Sanger espera atrair a atenção de universidades e outras comunidades acadêmicas para projeto, endossando assim o conteúdo do wiki com o aval de especialistas.

Além disso, o Citizendium  terá um regulamento que determinará sua governança, seus objetivos e políticas, que deverá ser seguido por todos os participantes, de acordo com Sanger.

Apesar das mudanças, o Citizendium guardará semelhanças com a Wikipedia: será aberto a qualquer visitante, gratuito, não exibirá anúncios (contará apenas com doações voluntárias) e se baseará no mesmo software, o MediaWiki.

Para Sanger, a Wikipedia deve ser encarada como "um protótipo inicial da aplicação de princípios hacker de fonte aberta ao conteúdo e não ao código". O co-fundador da enciclopédia aponta alguns problemas gerados pelo seu modelo aberto, como a falta de compromisso da comunidade com as suas próprias regras, o grande número de usuários que entram na comunidade apenas para causar problemas, e a falta de um espaço em que os acadêmicos se sintam confortáveis para colaborar.

Mesmo com as críticas, a Wikipedia foi capaz de reúnir desde sua fundação, em 2001, mais de 5 milhões de artigos em 229 líguas diferentes. Sanger, que antes de fundar a Wikipedia com Jimmy Walles já tinha criado a falecida enciclopédia Nupedia - escrita por especialistas -, deixou o projeto em março de 2002.

O Citizendium ainda não tem data definida para estrear.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail