ABPD promove campanha contra pirataria de música no Brasil
Campanha prevê alertas via mensagem instantânea aos usuários de P2P e distribuição de informativos a empresas, escolas e pais
Por Redação do IDG Now!
18/10/2006 às 10h38
Campanha prevê alertas via mensagem instantânea aos usuários de P2P e distribuição de informativos a empresas, escolas e pais
A Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD) anuncia uma série de medidas para combater o compartilhamento ilegal de arquivos via redes peer-to-peer (P2P) no Brasil. De acordo com um estudo encomendado pela associação, só no ano passado foram baixados ilegalmente mais de 1 bilhão de arquivos de música de forma ilegal no País.
A campanha de conscientização prevê o envio de mensagens instantâneas para os usuários das redes P2P no momento em que estiverem baixando músicas de forma ilegal.
Além disso, a ABPD vai distribuir um folder de forma impressa e por e-mail para as 500 maiores empresas do Brasil, para todas as instituições de ensino do País e aos cibercafés e lan houses das principais cidades.
O informativo vai alertar sobre o compartilhamento de arquivos nas redes das organizações e também pode ser baixado no site da ABPD.
Outra ferramenta promovida pela associação, e disponível no site da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), é o Digital File Check, programa gratuito que remove e desinstala programas de P2P do computador do usuário.
Por fim, a APBD oferece em seu site um informativo de dez páginas aos pais com orientações sobre o uso do PC por seus filhos.
O guia alerta sobre os riscos legais que recaem sobre os responsáveis pelo acesso à internet, além das ameaças de invasão de privacidade e vírus associadas ao download ilegal de música.
A IFPI anunciou nesta terça-feira (17/10) 8 mil novas ações judiciais contra usuários de P2P em 17 países, incluindo 20 processos no Brasil.