Home > Notícias

Windows Vista terá função de economia de energia e proteção de dados

Função Sleep mantém dados na memória RAM e no disco rígido, reduzindo consumo e evitando perdas em casos de falta de energia

Por Redação do IDG Now!

18/10/2006 às 10h55

Foto:

Função Sleep mantém dados na memória RAM e no disco rígido, reduzindo consumo e evitando perdas em casos de falta de energia

O novo sistema operacional Windows Vista, que a Microsoft traz ao mercado no início de 2007, promete dar uma colher de chá aos usuários preocupados com a conta de energia do final do mês.

Somente no Brasil, o consumo de energia elétrica cresceu 4,3% em agosto, na comparação com o mesmo período do passado, informou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), nesta terça-feira (17/10). A classe comercial de consumidores representou 15,2% da eletricidade demandada no País.

Segundo executivos da Microsoft Corp., o recurso de economia chamado Sleep combina a velocidade do recurso 'Standby' à proteção de dados e redução de consumo de energia da função 'Hibernar' do sistema operacional.
A Microsoft estima que as empresas podem economizar de 55 dólares a 70 dólares anuais por máquina ativando a função Sleep.
Na memória e no HD

O Sleep funciona de formas diferentes em desktops e notebooks. Quando o Vista é desativado em um PC, todos os documentos, aplicações e dados em uso são salvos em dois lugares.

Primeiro, as informações são armazenadas na memória RAM, onde são mais rapidamente acessíveis - recurso conhecido como StandBy no Windows XP. Simultaneamente, a informação é salva no disco rígido (HD) da máquina - função 'Hibernar' do Windows XP. No Sleep, o Windows Vista salva as informações tanto na memória como no HD do micro.

Pelo novo recurso, o sistema operacional usa os dados salvos na memória para reiniciar a máquina de forma mais rápida após longos períodos em desuso. basta que o usuáiro mexa o mouse ou pressione qualquer tecla de seu teclado e a máquina será ativada em segundos.

O Sleep utiliza o armazenamento em disco para proteger o sistema em caso de falta de energia. Caso ocorra uma queda de energia enquanto a máquina estiver na função Sleep, o Vista pode ser reiniciado usando os dados intactos que estavam salvos no HD.

Nos laptops, o Sleep pode ser ativado acionando o botão de energia ou fechando a tampa do equipamento. Os dados são armazenados na memória, permitindo a retomada mais ágil do sistema. Se a bateria acabar na função Sleep, o Windows Vista transfere rapidamente os dados ao disco rídigo para mantê-los a salvo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail