Home > Dicas

Personalize seu PDF

No Adobe Acrobat, além de ler, você pode fazer anotações em um arquivo e configurar a tela de exibição. Confira

Por Robert Luhn - PC World EUA

19/10/2006 às 9h18

Foto:

No Adobe Acrobat, além de ler, você pode fazer anotações em um arquivo e configurar a tela de exibição. Confira

Notas visíveis

acrobatÉ fácil usar um pacote Acrobat completo para acrescentar uma anotação a um PDF. Clique no ícone da barra de ferramentas Comment & Markup e selecione Add a Note.

O problema? Parte da anotação fica fora da tela. Solução: selecione Edit, Preferences, escolha Commenting na lista Categorias e desmarque a caixa Create New Pop-ups Aligned to the Edge of the Document.

Oculte as anotações

O recurso de anotação do Acrobat é conveniente – a menos que você esteja recebendo um PDF mergulhado em anotações. Para suprimir as notas rapidamente (apenas em versões completas do Acrobat; usuários do Acrobat Reader não têm vez) selecione Comments, Show Comments & Markups, Hide All Comments. Se a barra de ferramentas Comments for exibida, escolha Show e Hide All Comments.

Acrobat do seu jeito

Quando você “imprime” um arquivo para PDF, o Acrobat usa as limitadas configurações do programa. Veja como criar suas próprias configurações.

1)Na caixa de diálogo Imprimir de Qualquer Aplicativo, selecione PDF Printer (ou Adobe PDF) como dispositivo de saída e clique no botão Properties.

2)Escolha a guia Adobe PDF Settings.

3)Clique no botão Edit à esquerda do campo Default Settings e você poderá criar uma configuração predefinida.

4)Para acelerar a impressão, clique em General e troque 600 por 300 no campo Resolution.

5)Para ter PDFs menores, selecione Images. Nas seções Color Images e Grayscale Images, mude as configurações Downsample para 100 pixels por polegada para resoluções que superem esse valor. Nas seções Monochrome Images, defina os valores para 300 pixels. Clique no botão Save As e dê um nome.

Iguale o visual

Já se perguntou por que um PDF de uma página web não se parece com uma página da web? Talvez o site não permita que o Acrobat baixe suas fontes. Ou, quem sabe, o Acrobat nem tente baixá-las. Siga os passos abaixo para mudar este comportamento:

1)Abra o Acrobat, clique no botão Create PDF e selecione From Web Page.

2)Em seguida, clique no botão Settings e, em File Type Settings, selecione HTML e clique no botão Settings.

3)Clique na guia Fonts and Encoding e marque a caixa Embed Platform Fonts When Possible.

4)Clique duas vezes em OK e, de volta à caixa de diálogo Create PDF from Web Page, clique em Create.

Spreads visíveis

Muitos documentos (em especial os criados com o programa InDesign, da Adobe, ou com uma ferramenta de paginação similar) são projetados para ser lidos no estilo revista, com duas páginas espelhadas (spreads). Mas, quando o Acrobat gera um PDF, em geral quebra estes arquivos em uma série de páginas individuais. Para manter as páginas duplas da próxima vez em que gerar um PDF, marque a caixa Spreads na caixa de diálogo Print or
Export do seu aplicativo.

Bloqueie um PDF

Preocupado com a segurança dos seus arquivos PDF? Não se apóie nos controles disponíveis via caixa de diálogo Imprimir. Crie seu PDF e depois coloque-o no Acrobat (completo), que oferece ferramentas mais poderosas e fáceis de usar.

Abra o arquivo, clique no ícone amarelo de cadeado da barra de ferramentas e selecione Secure This Document. Aqui você encontrará duas políticas de segurança. Para criar a sua própria, clique no botão New e siga as instruções. Configurações baseadas em senha são mais fáceis de criar do que baseadas em certificados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail