Home > Notícias

Samsung lança dois modelos de PCs ultraportáteis

Sem divulgação, empresa apresenta novos modelos ultraportatéis de computadores

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

20/10/2006 às 14h49

Foto:

Sem divulgação, empresa apresenta novos modelos ultraportatéis de computadores

A Samsung lançou, com discrição, duas novas versões de seu Q1 ultramobile PC, o computador ultraportátil.

Um dos modelos tem um processador mais rápido e mais espaço de armazenamento no disco rígido, enquanto o outro conta com o processador da Via Technologies ao invés de Intel.

A Samsung não fez um anúncio formal sobre o lançamento dos produtos, mas eles foram notados no relatório do terceiro trimestre fiscal da empresa, divulgado no começo desta semana. A empresa não falou sobre os detalhes dos novos computadores, mas afirmou que eles estão à venda em alguns lugares da Europa, Ásia e Estados Unidos.

Uma busca pela internet revelou uma lista de produtos disponíveis no site da Samsung ou em portais de compras pela web.

Eles são o Q1-Pentium, que usa processador Intel M 723 1 Ghz,  e o Q1b, que roda o processador da Via Technologies C7 de 1GHz. O Q1 original, lançado este ano no evento Cebit, na Alemanha, utiliza o processador Intel Celeron M 900MHz.

O Q1-Pentium tem 60 GB de disco rígido e 1 GB de memória, enquanto o Q1b conta com 40 GB de HD e 512 MB de memória. A configuração é semelhanta ao original, assim como a tela, que possui 7 polegadas widescreen, com 8000x480 de resolução.

O Q1-Pentium custa 1.250 dólares e o Q1b, 900 dólares, segundo os sites de comercio eletrônico newegg.com e cdw.com. Os mesmo sites vendem o modelo original por mil dólares.

A Samsung ainda está vendendo outra versão do Q1, mas apenas na Coréia do Sul. No início deste ano, a empresa lançou o Q1-SSD, que não tem disco rígido e usa 32 GB memória flash, no lugar do HD.

Outros fabricantes de computadores já anunciaram unidades com memória flash no lugar do disco rígido. Com este tipo de memória, o consumo de energia é menor  e os ruídos do PC são reduzidos, mas a tecnologia é mais cara. O Q1-SSD custa em torno de 2.410 dólares na Coréia do Sul, quase o dobro do preço do Q1.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail