Home > Notícias

Sebrae anuncia programa de R$ 18 milhões para financiar ERPs

O Proinpe propõe que pequenas empresas adquiram softwares de gestão desenvolvidos também por SMBs

Por Redação da PC World

20/10/2006 às 15h25

Foto:

O Proinpe propõe que pequenas empresas adquiram softwares de gestão desenvolvidos também por SMBs

O Sebrae Nacional, a Federação Nacional da Empresas de Serviços Técnicos de Informática e Similares (Fenainfo), a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro) e a Softex assinaram na quinta-feira (19/10) um documento que anuncia o início do Proinpe, um programa com orçamento de 18 milhões de reais para a aquisição de softwares de gestão (ERPs) e serviços de informática por pequenas e médias empresas (SMB).

A idéia é oferecer uma linha de crédito para aquisição de sistemas desenvolvidas por pequenos desenvolvedores de software, voltados para as SMBs de todos os setores da indústria, detalhou Leonardo Bucher, diretor executivo da Fenainfo. Segundo ele, mais detalhes do programa deverá ser disponibilizado no site do Sebrae nas próximas semanas. Outro ponto importante deste programa é o treinamento, essencial para que os empresários saibam utilizar o sistema que adquiriram.

Ele conta que, em maio deste ano, o Sebrae soltou uma nota anunciando junto com o departamento de apoio à micro e pequenas empresas do Banco do Brasil, o investimento de 3,4 milhões de reais em uma licitação para desenvolver um sistema de gestão (ERP) para o setor e doar para 1800 empresas, contou o executivo.“Como esse sistema seria desenvolvido por uma grande empresa do setor, isso iria atrapalhar o mercado de pequenos desenvolvedores de sistemas”, observou.

As bases das entidades empresariais envolvidas não concordaram com este projeto e ofereceram a outra proposta, que está sendo discutida desde 27 de maio. “Precisamos [pequenas empresas] de incentivos e crédito, leis que nos favoreçam, mas, principalmente, precisamos de cliente”, concluiu Bucher.

Ele acredita que, ao contrário de iniciativas anteriores do Sebrae, o órgão conseguiu equilibrar oferta e demanda desta vez e, por isso, são grandes as chances de bons resultados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail