Home > Dicas

Zone Alarm: algo mais para o seu firewall

O ZoneAlarm não só é um dos melhores softwares para proteger seu PC de ataques de worms, como também é de graça. Veja como melhorar o seu uso

Por Robert Luhn - PC World EUA

23/10/2006 às 11h53

Foto:

O ZoneAlarm não só é um dos melhores softwares para proteger seu PC de ataques de worms, como também é de graça. Veja como melhorar o seu uso

Você pode levar

Se você se desloca com freqüência entre a casa, o escritório, no aeroporto e o cliente com seu fiel (e criptografado) laptop a reboque, configure o ZoneAlarm para todas as faixas de endereços de rede e sub-redes que ele tem que aceitar.

As redes de casa e do escritório podem entrar em sua zona confiável, assim como qualquer escritório remoto que você visita regularmente. Ou instrua o ZoneAlarm a desafiar redes novas e desconhecidas emitindo um alerta quando você tenta acessá-las. Você pode aceitá-las caso a caso ou classificá-las como Trusted, Internet ou Blocked.

Rastreie ataques no PC

O ZoneAlarm é um firewall excelente, mas não oferece muita informação sobre quem tenta invadir seu sistema.

O programa também não passa a informação para as autoridades apropriadas. É aí que entra o utilitário Visual-Zone 5.7. Este add-in gratuito faz verificação retroativa que procura descobrir o endereço IP do potencial invasor, a localização física (aproximada) e o fornecedor de serviços de Internet.

Com um único clique, você pode reportar a invasão ao DShield, um serviço que rastreia ameaças como parte do Sans Internet Storm Center.

Diga adeus ao firewall

Não gostou do ZoneAlarm? Saiba que a desinstalação pode não ser tranqüila. Para despachar o programa, antes faça uma dupla verificação no processo de desinstalação:

1 - Abra o ZoneAlarm, clique em Overview no painel superior esquerdo e escolha a guia Preference à direita. Desmarque Load ZoneAlarm at Startup, saia do ZoneAlarm e reinicie o Windows.

2 - O ZoneAlarm agora deve estar inativo.

3 - Em seguida, selecione Start, All Programs, ZoneAlarm e Uninstall (as etapas podem variar, dependendo da sua configuração do Windows).

O serviço TrueVector vai aparecer e dar adeus, arquivos serão removidos e o ZoneAlarm finalmente será desinstalado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail