Home > Notícias

AMD venderá chips de 65 nanômetros no último trimestre do ano

Mesmo com adiantamento da Intel em quatro meses, AMD mantém cronograma original e planeja produzir apenas chips do tipo em 2007

Por John Blau, para o IDG Now!*

23/10/2006 às 10h14

Foto:

Mesmo com adiantamento da Intel em quatro meses, AMD mantém cronograma original e planeja produzir apenas chips do tipo em 2007

A AMD anunciou que manterá sua agenda de lançamentos para começar a vender seus primeiros processadores com seu processo de fabricação de 65 nanômetros no quarto trimestre deste ano.

A empresa espera a conversão de toda sua linha de produção do atual processo de 90 nanômetros para chips de 65 nanômetros até o segundo semestre de 2007.

Um nanômetro representa um bilionésimo de meter e indica o tamanho do menor dos componentes integrados à superfície de cada chip.

Os novos chips de alta performance foram desenvolvidos para oferecer tempos de reação menores e usarem menos energia que gerações anteriores, disse um porta-voz da empresa.

O controlador de memória, por exemplo, está integrado ao processador, permitindo a comunicação direta com periféricos do PC ao invés dos comandos passarem por chips externos antes, de acordo com o porta-voz.

O desenvolvimento da tecnologia de 45 nanômetros também já está ocorrendo, disse ele, com os primeiros chips do tipo programados para chegar ao mercado em 2008. A AMD está colaborando com diversos parceiros, incluindo IBM, no desenvolvimento da nova tecnologia.

Além do projeto com 45 nanômetros, AMD e IBM estão cooperando na tecnologia de 22 nanômetros para processadores.

Rival da AMD, a Intel também está movendo sua produção em direção aos 65 nanômetros. A companhia divulgou seu processador 64-bits com núcleo duplo Xeon 7100, conhecido pelo codinome de Tulsa, no final de agosto.

*John Blau é editor do IDG News Service, em Düsseldorf.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail