Home > Notícias

Versão final do Firefox 2 será lançada na próxima terça-feira

No dia anterior ao lançamento IE 7, Fundação Mozilla anuncia que segundo navegador de código aberto estará disponível para download

Por Todd Weiss, para o IDG Now!*

23/10/2006 às 10h20

Foto:

No dia anterior ao lançamento IE 7, Fundação Mozilla anuncia que segundo navegador de código aberto estará disponível para download

A versão final do navegador Firefox 2 será lançada na próxima terça-feira, apenas oito dias após o terceiro Release Candidate ser divulgado para uso público.

Uma porta-voz da Fundação Mozilla, que mantém o código aberto do aplicativo, disse que a versão Release Candidate 3 do Firefox 2, divulgada na última quarta-feira, está sendo bem recebida por usuários e está próxima de ser finalizadas para ser distribuída como Firefox 2.0.

"O RC3 é substancialmente idêntico à versão final", disse a porta-voz. A versão final estará disponível para download gratuito na página da Mozilla na tarde desta terça-feira. "Esta é uma data final programada", revelou ela.

A notícia aparece no dia anterior à Microsoft lançar a versão final do navegador rival, o Internet Explorer 7.

No começo desta semana, o vice-presidente de engenharia da Fundação Mozilla, Mike Schroepfer, disse que o RC3 se tornaria a versão final do Firefox 2.0 "se não houvesse qualquer impedimento".

A primeira versão Release Candidate para o Firefox 2.0 foi oferecida no dia 26 de setembro, enquanto a segunda foi oferecida no dia 6 de outubro com correções feitas a partir de relatórios dos usuários.

Em seu último estudo sobre o setor, a consultoria OneStat.com anunciou na última semana que o uso do Firefox, da Fundação Mozilla, atingia 11,49%, aumento de 1,44% em relação a julho.

Por outro lado, o uso do Internet Explorer, da Microsoft, subiu 2,8 pontos percentuais e atingiu 85,85% do mercado, de acordo com a pesquisa.

Entre as novidades do Firefox 2.0, destacam-se controles integrados de antiphishing, capacidade de ler feeds de RSS e XML no próprio navegador e ferramentas para a correção gramatical de palavras inseridas pelos usuários em sites.

*Todd Weiss é editor do ComputerWorld, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail