Home > Notícias

Fundação Mozilla lança o browser Firefox 2.0 oficialmente

Versão final, que já tinha vazado na web, está disponível oficialmente para download

Por Robert McMillan, para o IDG Now!*

25/10/2006 às 10h47

Foto:

Versão final, que já tinha vazado na web, está disponível oficialmente para download

Duas semanas após a Microsoft lançar o esperado Internet Explorer 7, a Mozilla oficializou o lançamento do Firefox 2.0, que já havia vazado pelo site de FTP (File Transfer Protocol) da empresa.

A versão disponível anteriormente, contudo, não era integrada aos sites da Mozilla e das extensões para o navegador, tornando a versão liberada na terça-feira (24/10) mais completa do ponto de vista da experiência do usuário, segundo Mike Beltzner, especialista em interface do projeto de código aberto.

Entre os novos recursos no navegador está um verificador de ortografia para formulários web, alertas de phishing, e capacidades de busca e navegação por abas ampliadas.

As extensões do Firefox 1.5 funcionarão com a versão 2.0, mas os mantenedores terão que fazer pequenas adaptações.

Criticado pela falta de novos recursos, o navegador traz sim algumas pequenas mudanças, além de correções de falhas, disse Beltzner. “É um produto muito diferente do Firefox 1 ou 1.5", disse ele.

A atualização automática não está disponível imediatamente, pois a Mozilla entende que alguns usuários ainda não querem migrar para o 2.0. Será primeiro oferecida uma versão 1.5.0.8, que permitirá aos usuários escolher fazer o upgrade posteriormente.

A versão 1.5.0.8 também inlcui correções, disse Beltzner. Ela está prevista para o final deste mês.

*Robert McMillan é editor do IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail