Home > Notícias

Wired publica código que ajuda a capturar pedófilo no MySpace

Aplicativo programado por jornalista comparou perfis de usuários com possíveis criminosos sexuais dos EUA e levou polícia a pedófilo

Por Redação do IDG Now!*

25/10/2006 às 10h35

Foto:

Aplicativo programado por jornalista comparou perfis de usuários com possíveis criminosos sexuais dos EUA e levou polícia a pedófilo

A revista norte-americana Wired divulgou no final da última semana o código desenvolvido por um de seus colaboradores que ajudou a Polícia dos Estados Unidos a prender um pedófilo dentro da rede social MySpace.

No começo do ano, Kevin Poulsen, o editor-sênior da publicação, criada pelo pesquisador Nicholas Negroponte, usou a linguagem Perl para desenvolver um código que comparasse informações pessoais dentro de perfis da rede social com fichas criminosas no banco de dados do Departamento de Justiça dos EUA.

Após semanas de trabalho, revela Poulsen, a indicação pelo código de um possível suspeito fez com que o jornalista levasse a Polícia do Condado de Suffolk à prisão de um suspeito.

Andrew Lubrano, de 39 anos, usava o apelido "pancake" para atrair crianças e pré-adolescentes e está sendo indiciado por crimes sexuais contra menores pela quarta vez, segundo o relato de Poulsen.

Na última sexta-feira (20/10), o site da publicação publicou o código usado pelo jornalista para apontar atividades maliciosas de Lubrano e mais 700 outros usuários do MySpace que podem dos 385.932 criminosos sexuais que constam na base do Departamento de Justiça norte-americano.

A divulgação do código-fonte do mecanismo, disponível conforme a licença BSD, serve para que ações similares à do MySpace sejam conduzidas pela comunidade de desenvolvedores, segundo Poulsen.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail