Home > Notícias

Wikipedia planeja comprar material protegido para distribuição livre

Após enviar e-mail pedindo sugestões de conteúdo a ser comprado, fundador da enciclopédia online confirma plano, sem precisar prazo

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

27/10/2006 às 14h34

Foto:

Após enviar e-mail pedindo sugestões de conteúdo a ser comprado, fundador da enciclopédia online confirma plano, sem precisar prazo

A Wikipedia está envolvida em um projeto para adquirir o direito de uso de material protegido por direitos autorais para torná-los de domínio público.

A informação foi confirmada por Jimmy Wales, fundador e presidente do conselho da Fundação Wikimedia, nesta quinta-feira (26/10) em entrevista exclusiva para o IDG Now!. "Ainda não é um projeto, mas sim uma idéia", contempla.

Há duas semanas, Wales mandou um e-mail à comunidade da Wikipedia, chamado de "Sonhe um pouco...", em que pedia que usuários listassem conteúdo protegido por direitos autorais que pudessem ser distribuídos livremente.

"Após listarmos o conteúdo que a comunidade quer, vamos pensar em maneiras de financiar a compra", afirma Wales, sem precisar se a arrecadação será feita por patrocinadores ou por doações da comunidade, no atual sistema financeiro empregado pela Wikipedia.

"Gostaria de pedir exemplos da comunidade de trabalhos sob direitos autorais que não estamos fazendo à altura para criar substitutos livres, conteúdo que possa, em teoria, ser comprado e liberado", diz a mensagem.

Wales ainda afirma no e-mail que "foi procurado recentemente por alguém que potencialmente está em uma posição para fazer isto acontecer", sem confirmar se o potencial investidor tem ou pretende ter relações com a Wikipedia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail