Home > Notícias

Vendas do PSP ficam abaixo do esperado no ano fiscal de 2006

A Sony diminuiu a estimativa de vendas do console de 12 milhões para 9 milhões de unidades até o final do ano fiscal de 2006

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

27/10/2006 às 11h49

Foto:

A Sony diminuiu a estimativa de vendas do console de 12 milhões para 9 milhões de unidades até o final do ano fiscal de 2006

Se problemas com baterias e custos com o lançamento do PlayStation 3 não bastassem para Sony, a empresa ainda disse nesta semana que as vendas do PlayStation Portable (PSP) estão abaixo do esperado.

O PSP foi lançado no Japão em 12 de dezembro de 2004 e 3 milhões de unidades foram colocadas no mercado em março de 2005, segundo a Sony. No atual ano fiscal, que teve início em abril de 2006, a Sony esperava vender 12 milhões de unidades, mas durante esta semana, a companhia reavaliou o quadro e baixou a estimativa para 9 milhões de unidades a serem comercializadas.

Parte do problema tem sido a forte concorrência no Japão com a Nintendo. “Existem muitos jogos para o PSP que não tiveram sucesso”, disse o diretor do departamento de pesquisa da KBC Securities, Hiroshi Kamide. “Você não vê um jogo muito vendido do PSP, mas acontece para o Nintendo DS”.

No último ranking de vendas de games anunciado no Japão, em 16 de outubro, o jogo mais popular do PSP aparecia apenas na 19ª colocação, segundo dados da Media Create. “O problema é que, embora o console seja bonito e tenha um bom display, os jogos não são diferentes do PlayStation 2”, disse Kamide.

As vendas do PSP estão caindo dois anos após o lançamento, enquanto o PlayStaion manteve alta durante cinco anos depois de lançado e o PlayStation 2 continuou vendendo quatro anos após o lançamento.
 
Para tentar mudar o quadro, a Sony lançará novos jogos para o console. “Estamos preparando um uso mais inteligente do PSP e iremos lançar novos games”, disse Takao Yuhara, responsável por relação com investidores da Sony.

O PSP inclui diversas funções adicionais como adaptador WiFi, navegador de internet, e nos últimos meses, a Sony adicionou um localizador GPS (global positioning system), além da possibilidade de assinar feeds de RSS (really simple syndication).

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail