Home > Notícias

Anistia oferece ferramenta para reproduzir conteúdos censurados em blogs

Código dipsonível na web pode ser acrescentado em páginas da web, puxando trechos de conteúdos censurados na rede

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!*

30/10/2006 às 10h21

Foto:

Código dipsonível na web pode ser acrescentado em páginas da web, puxando trechos de conteúdos censurados na rede

A Anistia Internacional está oferecendo uma nova ferramenta de código para que a comunidade de blogueiros ajude a divulgar conteúdos censurados na rede.

Os blogueiros podem usar a ferramenta para acrescentar um JavaScript nas suas páginas que puxa conteúdo de uma base de sites e blogs censurados, disse Mel Herdon, gerente de web e novas mídias da Anistia em Londres.

O código busca trechos de textos de páginas censuradas e exibe no site. Os trechos mudam cada vez que o blog é atualizado.

Também está disponível uma API (application programming interface) voltada a permitir que aplicações busquem conteúdos da base de dados, junto com um feed de RSS (Really Simple Syndication), segundo a executiva. As ferramentas foram desenvolvidas pela empresa de design Soda Creative.

As ferramentas estão disponíveis no site da campanha Irrepressible.info, da Anistia, que trata sobre como governos como o da China e do Irã frequentemente bloqueiam chats, blogs e sites.

A Anistia critica empresas como a Microsoft, o Google e o Yahoo por facilitar a censura praticada por estes governos, oferecendo recursos técnicos para tanto.

O objetivo da Anistia, ao tentar chamar atenção para a questão da censura neste momento, é fazer com que o assunto ganhe destaque no Fórum da Governança da Internet, que começa na segunda-feira (30/10), em Atenas, ganhando a adesão de pessoas envolvidas com tecnologia e internet para a causa.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail