Anistia oferece ferramenta para reproduzir conteúdos censurados em blogs

Código dipsonível na web pode ser acrescentado em páginas da web, puxando trechos de conteúdos censurados na rede

https://pcworld.com.br/idgnoticia2006-10-304864405470/
Clique para copiar

Código dipsonível na web pode ser acrescentado em páginas da web, puxando trechos de conteúdos censurados na rede

A Anistia Internacional está oferecendo uma nova ferramenta de código para que a comunidade de blogueiros ajude a divulgar conteúdos censurados na rede.

Os blogueiros podem usar a ferramenta para acrescentar um JavaScript nas suas páginas que puxa conteúdo de uma base de sites e blogs censurados, disse Mel Herdon, gerente de web e novas mídias da Anistia em Londres.

O código busca trechos de textos de páginas censuradas e exibe no site. Os trechos mudam cada vez que o blog é atualizado.

Também está disponível uma API (application programming interface) voltada a permitir que aplicações busquem conteúdos da base de dados, junto com um feed de RSS (Really Simple Syndication), segundo a executiva. As ferramentas foram desenvolvidas pela empresa de design Soda Creative.

As ferramentas estão disponíveis no site da campanha Irrepressible.info, da Anistia, que trata sobre como governos como o da China e do Irã frequentemente bloqueiam chats, blogs e sites.

A Anistia critica empresas como a Microsoft, o Google e o Yahoo por facilitar a censura praticada por estes governos, oferecendo recursos técnicos para tanto.

O objetivo da Anistia, ao tentar chamar atenção para a questão da censura neste momento, é fazer com que o assunto ganhe destaque no Fórum da Governança da Internet, que começa na segunda-feira (30/10), em Atenas, ganhando a adesão de pessoas envolvidas com tecnologia e internet para a causa.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site