Home > Notícias

Texas Instruments lança nova geração de chips para comunicação de rede

O chip centraliza conexões com rede Ethernet, WAN e Wi-Fi, além de portas para cable modem, PCI, USB 2.0, ADSL. O chip também permite conexões via VoIP e Bluetooth

Por Camila Rodrigues, especial para a PC WORLD

30/10/2006 às 12h38

Foto:

O chip centraliza conexões com rede Ethernet, WAN e Wi-Fi, além de portas para cable modem, PCI, USB 2.0, ADSL. O chip também permite conexões via VoIP e Bluetooth

A Texas Instruments, fabricante norte-americana de semicondutores, lançou a próxima geração de plataformas de tecnologia para assinantes digitais (xDSL), a UR8, na sexta-feira (27/10).

São cinco modelos de gateway residencial, desenvolvidos em tecnologia de 90 nanômetros, que centralizam em um único chip entradas para redes switch Ethernet (redes LAN cabeadas), WAN e Wi-Fi, além de portas para cable modem, PCI, USB 2.0, ADSL. O chip também permite conexões via VoIP e Bluetooth.

Com suporte para até quatro canais de voz em linha fixa e sem fio, o chip oferece ainda recursos de fax e modem relay, possibilitados por codecs (conversor de sinais analógicos para sinais digitais) de banda larga.

A empresa está oferecendo modelos que suportam diversas tecnologias de transmissão de dados via telefone, desde a Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL), cuja taxa de transmissão varia de 1,5 a 8 Mbps para download (baixar arquivos) e 16 a 640 Kbps  (enviar arquivos) para upload, até a tecnologia mais avançada, a Very-high-bit-rate Digital Subscriber Line 2 (VDSL2) que tem taxa de transmissão de 13 a 52 Mbps de download  e 1,5 a 2,3 Mbps de upload.

Núncio Perrella, engenheiro de aplicações da Texas Instruments, explica que a diferença entre os cinco chips é o programa que vem instalado neles e que a configuração física é praticamente a mesma. Ele comenta ainda que “o programa é muito simples de ser adaptado por qualquer desenvolvedor das operadoras que adquirirem nosso produto. E isso faz com que as operadoras [para quem o produto é voltado] ganhe tempo”.

Aliás, as principais operadoras de telefonia fixa já receberam amostras dos chips para serem avaliados, revelou Antonio Motta, diretor comercial da Texas Instruments. “Por isso, os primeiros dispositivos com chips UR8 devem ser lançados na primeira metade de 2007”, aposta.

A solução mais barata de chip — o modelo 7501 — custará 12 dólares a unidade, para volume de 1 milhão, divulgou Motta. Ele, no entanto, prefere não estimar o preço final.

Essa placa de silício será inserida em dispositivos de banda larga, como aquele que talvez você tenha em casa e cuja propriedade é da operadora telefônica. As amplas possibilidades de comunicação permitirão que as companhias ofereçam — e cobrem — pelos vários serviços disponíveis.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail