Home > Notícias

HSBC oferece sistema M-Cash de pagamento de compras por celular

Sistema, que permite pagamento em lojas credenciadas com débido automático via celular, deve atingir 1 milhão de usuários em 2007

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

30/10/2006 às 14h54

Foto:

Sistema, que permite pagamento em lojas credenciadas com débido automático via celular, deve atingir 1 milhão de usuários em 2007

O HSBC Bank Brasil passa a oferecer nesta segunda-feira (30/10) a seus 4 milhões de correntistas pessoa física um sistema de pagamento por meio de celular, o M-Cash.

O recurso permite ao cliente do banco efetuar o pagamento de uma compra por celular (em lojas credenciadas) por débito automático em conta corrente, sem cobrança na conta telefônica.
 
O sistema funcionará inicialmente para compras na web, nas lojas Americanas.com, Sacks.com.br, MMartan.com.br e comprafacil.com.br. "Neste ano, estamos credenciando outras lojas na web, para aproveitar o Natal. No início do ano que vem começamos a credenciar lojas físicas. O objetivo é encerrar o ano com 10 mil pontos cadastrados", prevê Gastão Mattos, presidente da M-Cash.

Ao efetuar a compra, o usuário informa no momento do pagamento, o número de seu celular (previamente cadastrado no HSBC).

O lojista envia a solicitação ao sistema M-Cash informando loja, valor, número do celular. O M-Cash faz uma ligação direta ao celular do usuário, solicitando sua senha via voz.  O usuário digita a senha e confirma a compra. Após um processo de validação envolvendo o M-Cash, o HSBC e o lojista, o usuário recebe a confirmação de entrega do bem.
 
A tecnologia do M-Cash está disponível em qualquer aparelho de celular (marca, modelo ou operadora) e o contato com o cliente será feito via voz, ao contrário de outras sistemas de mobile banking baseados em navegação por WAP hoje disponíveis no Brasil.

O sistema funciona tanto para telefone pós-pago quanto pré-pago e traz como benefício a proteção dos seus dados pessoais, que não serão digitados na web - apenas o número do celular é fornecido.
 
O HSBC não cobrará tarifa pelo uso do serviço e o usuário não terá despesa com o celular, pois ele receberá a ligação da confirmação da compra da processadora, que arcará com esse custo. O valor da  sairá da conta do cliente HSBC no ato da compra.

A M-Cash investiu 10 milhões de reais na criação da sua plataforma de autenticação e pretende encerrar o ano de 2007 com pelo menos 1 milhão de usuários ativos e já deve iniciar o ano com mais um banco operando na plataforma.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail