Home > Notícias

Lenovo concentra esforços em mercados emergentes, incluindo Brasil

Até 2010, Brasil, Índia, Rússia e China deverão representar 49% do crescimento das vendas de PCs da empresa

Por Sumner Lemon, para o Computerworld

31/10/2006 às 10h26

Foto:

Até 2010, Brasil, Índia, Rússia e China deverão representar 49% do crescimento das vendas de PCs da empresa

O mercado de computadores pessoais está mudando rapidamente, sendo que os mercados emergentes deverão responder pela maior parte do crescimento nos próximos anos, comentou o Chief Executive Officer (CEO) da Lenovo, William Amelio, nesta terça-feira (31/10).

"As ações devem estar nos mercados emergentes", comentou durante um discurso na conferência Global Entrepolis, realizada em Cingapura.

De 2006 a 2010, quatro países - Brasil, Índia, Rússia e China - deverão representar 49% do crescimento estimado para as vendas de PCs, segundo o executivo, embora as oportunidades vão além desses quatro países. As vendas de computadores pessoais nos mercados emergentes vão crescer duas a taxa de vendas nos países desenvolvidos, diz Amelio.

Para tirar vantagem dessa oportunidade, os fabricantes devem "abraçar" e entender os mercados emergentes, na avaliação do executivo. A Lenovo está contando com suas raízes como a maior fabricante de PCs da China para ajudar a impulsionar as vendas nos mercados emergentes.

Na China, a companhia tem acreditado em seu modelo de negócios transacional, pelo qual foca na venda de computadores com preço fixo, ao invés de tentar estabelecer relacionamentos de longo prazo com compradores corporativos. A mesma estratégia aplicada na Índia ajudou a Lenovo a elevar as vendas rapidamente, segundo ele.

Em termos de unidades vendidas, a Lenovo foi a terceira fabricante de PCs na Índia durane o segundo trimestre de 2006, segundo a IDC.

Fora dos mercados emergentes, a abordagem transacional ajudou a revigorar os negócios da Lenovo na Alemanha, onde a companhia registrou dois trimestres de crescimento significativo após oito períodos de desempenho fraco.

*Sumner Lemon é editor do IDG News Service, em Cingapura.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail