Home > Notícias

Produção do notebook de 100 dólares é antecipada para início de 2007

Quanta diz que Brasil está na lista dos países que já encomendaram unidades do notebook educacional da OLPC

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

01/11/2006 às 10h52

Foto:

Quanta diz que Brasil está na lista dos países que já encomendaram unidades do notebook educacional da OLPC

Os primeiros laptops de 100 dólares do programa One Laptop Per Child (OLPC) começam a ser produzidos ainda neste ano, com a produção em massa sendo iniciada no primeiro trimestre de 2007, disse a Quanta Computer na terça-feira (31/10).

A empresa taiwanesa, maior fabricante terceirizada de notebooks do mundo, tinha estimado anteriormente que só começaria a produção em volume no segundo trimestre do próximo ano.

A empresa espera produzir de 5 milhões a 10 milhões de unidades de laptops no próximo ano, e disse que pedidos da Argentina, Brasil, Líbia, Nigéria e Tailândia já formam confirmados.

O projeto OLPC tem como objetivo assegurar que estudantes em países em desenvolvimento acompanhem a evolução digital das nações mais ricas, colocando em suas mãos um laptop dotado de recursos wireless.

O laptop de 100 dólares da OLPC motivou outros fabricantes, como a Intel, a criarem seus próprios projetos de notebooks de baixo custo para países em desenvolvimento.

Desenvolvido em conjunto por acadêmicos e grupos da indústria, o laptop de 100 dólares vai rodar Linux, com processador de 500MHz da AMD, será pronto para conexão sem fio, e terá 128 MB de memória e 500 MB de armazenamento em memória flash. O aparelho só não terá disco rígido, segundo o grupo.

O líder do projeto OLPC é Nicholas Negroponte, co-fundador do MIT Media Laboratory, no Massachusetts Institute of Technology (MIT). O grupo pretende oferecer o dispositivo de baixo cisto a governos e organizações em todo mundo, como ferramenta educacional.

*Dan Nystedt é editor do IDG News Service, em Taipé.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail