Home > Notícias

DOS para todos

O FreeDOS é um projeto de código aberto e faz renascer o antigo sistema operacinal da Microsof

David de Oliveira Lemes

01/11/2006 às 12h04

Foto:

O FreeDOS é um projeto de código aberto e faz renascer o antigo sistema operacinal da Microsof

freedos telaEm tempos de Windows Vista, falar em MS-DOS parece loucura. Mas não é. Uma comunidade de software livre trabalha para que o antigo sistema operacional da Microsoft volte à cena, ressuscitando computadores antigos. O FreeDOS é gratuito e compatível com a maioria dos programas para DOS, inclusive aplicativos empresariais e games.

Antes de tudo, é bom ressaltar que não se trata de um emulador como muita gente pode imaginar. O FreeDOS é um sistema operacional que tem como proposta ser totalmente compátivel com os programas do conhecido (e antigo) MS-DOS da Microsoft. A grande diferença é que o sistema poussui licença GPL e pode ser copiado, modificado e utilizado livremente, como acontece com o Linux.

Instalar o FreeDOS é fácil e rápido. Para isso, basta acessar o site do projeto www.freedos.org, visitar a área de downloads e escolher algum dos endereços que disponibilizam os arquivos para baixar. Uma vez dentro da área de downloads, você estará diante de uma grande lista que pode parecer confusa, mas não é. Fique de olho em um detalhe que ajuda a desmistificar tudo isso: o tamanho dos arquivos.

Os 13 arquivos disponíveis para download possuem aplicações distintas. Se você baixar o arquivo fbboot.img, poderá gravá-lo em um simples disquete e rodar o sistema operacional direto do drive de 1.44" (que não está presente em muitos computadores atuais).

Agora, se você quer inicilizar seu PC para dar uma olhada completa no FreeDOS, pode baixar o arquivo fdfullcd.iso e gravá-lo em um CD. O que é mais prático e seguro do que um disquete, apesar dos 153 MB demorar um pouco mais para baixar. Para rodar o FreeDOS, o processo é simples: grave o arquivo baixado em um CD e configure seu computador para começar o processo de boot lendo o drive de CD.

Apesar do FreeDOS ainda estar na versão 1.0, os comandos básicos do DOS da Microsoft estão presentes e funcionam da mesma maneira que a versão proprietária do sistema operacional.

Tabela de comandos básicos:

CLS  = limpa a tela
CD\  = entra em um diretório
CD.. = sai do diretório
COPY = copia arquivos de um lugar para outro
DIR  = lista os diretórios
DIR/W = lista os diretórios em colunas
DIR/P = lista os diretórios com pausa
DATE = para exibir a data na tela
FORMAT = formata um disquete ou disco rígido
HELP = exibe todos os comandas detalhadamente
TIME = exibe a hora na tela
TREE = exibe a árvore de diretórios
MEM = fornece informações sobre a memória
RENAME OU REN = renomeia arquivos

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail