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Clientes via web

Por Alice Sosnowski

01/11/2006 às 12h23

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intercambio smsA agência de intercâmbio cultural Connection Line, sediada em São Paulo, estava havia quinze anos no mercado de turismo quando decidiu em 2004 fazer uma reestruturação na empresa para aumentar os lucros e enfrentar a concorrência crescente.

Depois de um estudo do negócio feito pela AGMKT Estratégia Empresarial, percebeu-se que a maior parte dos clientes da agência vinha por indicação de ex-alunos e pela internet. Com o objetivo de reforçar essas duas frentes, a Connection Line reformulou o site e investiu em propaganda em ferramentas de busca no Google e no UOL, intensificando a presença online da empresa. A ação praticamente triplicou o número de clientes e potenciais consumidores cadastrados, que foi de 5 mil para 13 mil nomes.

A partir daí, a empresa iniciou sua estratégia de marketing de relacionamento digital. Além de uma newsletter bimestral com as novidades na área de intercâmbio, o e-mail marketing com cursos promocionais chega à caixa-postal dos cadastrados a cada duas semanas. “A resposta a essas ações é sempre imediata”, revela Vera Amaral, proprietária da empresa.

O resultado pode ser medido em números. São trezentos contatos de clientes por mês e cerca de 120 pacotes vendidos. O faturamento anual aumentou em 40% de 2004 para 2005 e a expectativa é de que este número se repita neste ano. “Mesmo com metas audaciosas, estamos nos superando a cada mês”, destaca Vera.

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