Home > Notícias

Microsoft e Novell se aliam para dar suporte ao SuseLinux em empresas

Empresas darão suporte ao Suse Linux em ambientes que rodam Windows. Aliança também prevê interação entre OpenOffice e Office

Por Elizabeth Montalbano para o IDG Now!*

03/11/2006 às 10h14

Foto:

Empresas darão suporte ao Suse Linux em ambientes que rodam Windows. Aliança também prevê interação entre OpenOffice e Office

A Microsoft vai oferecer suporte de vendas e manutenção ao Suse Linux e desenolver tecnologias em conjunto com a Novel para falicitar o uso conjunto do sistema operacional de código aberto e do Windows em empresas.

O anúncio foi feito na quinta-feira (02/11) por Steve Ballmer, Chief Executive Officer (CEO) da Microsoft, e Ron Hovsepian, CEO da Novell, em São Francisco, nos Estados Unidos.

A companhia distribuirá 70 mil cupons de manutenção e suporte da versão SUSE Linux Enterprise Server para empresas que desejem trabalhar tanto com Linux como Windows em seus ambientes.

"Isto servirá como ponte entre o software de código aberto e o proprietário", declarou Ballmer. "Vamos dar aos clientes maior flexibilidade, o que eles certamente estão demandando."

Ballmer ressaltou, entretanto, que a aliança não sinaliza que a Microsoft passa a ser, agora, um grande incentivador do uso do Linux. "Se você quiser algo, eu ainda vou lhe dizer [para comprar] Windows, Windows, Windows", disse o CEO.

A Microsoft e a Novell planejam trabalhar em três áreas-chave de colaboração técnica: virtualização, gerenciamento de serviços web e especificações do Open Document Framework.

As companhias criarão tecnologias que devem permitir aos clientes corporativos rodar Windows em ambientes críticos, que rodam em Linux e vice-versa, explicou Jeff Jaffe, Chief Information Officer (CIO) da Novell.

Outra parte do acordo é a criação de conectores entre o pacote de produtividade de código aberto, OpenOffice, e o pacote Office da Microsoft, que possuem documentos com formatos diferentes.

Como parte da aliança, a Microsoft concordou em não estabelecer direitos sobre patentes de qualquer tecnologia de software incorporada ao Suse Linux. Isso envolve indivíduos e desenvolvedores não-comerciais de código aberto que criam códigos e contribuem para a distribuição Suse Linux, bem como desenvolvedores remunerados para tal.

*Elizabeth Montalbano é editora do IDG News Service, em Nova York

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail