Home > Notícias

Jimmy Wales sai da presidência da enciclopédia online Wikipedia

Reestruturação na Wikipedia faz com que seu fundador renuncie à presidência da Fundação Wikimedia para conduzir projetos externos

Por Redação do IDG Now!*

06/11/2006 às 13h55

Foto:

Reestruturação na Wikipedia faz com que seu fundador renuncie à presidência da Fundação Wikimedia para conduzir projetos externos

Jimmy Wales não ocupa mais o cargo de presidente da Fundação Wikimedia. O norte-americano que fundou a Wikipedia renunciou ao cargo de presidente do conselho da fundação responsável pela enciclopédia colaborativa na última semana.

A saída de Wales, que presidia a Wikipedia desde sua fundação, em 2002, derivada pro projeto Nupedia, faz parte dos planos de reestruturação elaborados pela Fundação Wikimedia no final de outubro.

Para o cargo de presidente do conselho da fundação, Wales indicou a pesquisadora agrícola francesa Florence Nibart-Devouard, que pertencia ao conselho após ser eleita pela comunidade da Wikipedia em 2004.

A reestruturação, iniciada em junho com a efetivação de Brad Patrick como diretor executivo, contou ainda com a contratação de Tim Shell como vice-presidente do conselho, Erik Möller como secretário executivo e Michael E. Davis como tesoureiro.

Segundo o anúncio, Wales continuará a acompanhar a Fundação Wikimedia com o posto de presidente emérito, mas se afastará das principais decisões graças "a outros projetos conduzidos fora do escopo da fundação".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail