Home > Notícias

Blogs auxiliam executivos a contratar novos talentos em tecnologia

Para caçar novos talentos no segmento de tecnologia, recrutadores começam a analisar blogs e redes sociais de candidatos

Por C.G. Lynch para o IDG Now!*

06/11/2006 às 13h57

Foto:

Para caçar novos talentos no segmento de tecnologia, recrutadores começam a analisar blogs e redes sociais de candidatos

Encontrar um profissional qualificado em tecnologia da informação continua sendo um desafio aos Chief Information Officers (CIOs). No entanto, alguns executivos já utilizam uma alternativa de recrutamento, a busca por blogs. Depois de pesquisar em ferramentas de redes sociais, os CIOs e recrutadores internos muitas vezes encontram o funcionário que procuram.

“Isto nos permite começar um diálogo com os candidatos sobre as oportunidades que temos aqui” disse Jonh Leech, gerente de recrutamento para serviços na FedEx.

Leech disse que a FedEx TI lançou a estratégia de busca de candidatos via blogs há um ano. O executivo não detalha quantas contratações a empresa fez no período, mas garante que o esforço foi “um sucesso”. Um dos benefícios de usar blogs e sites de redes sociais como LinkedIn, por exemnplo, para recrutar é poder ver os interesses e trabalhos dos candidatos.

O Google recentemente inovou em táticas para contratações. A empresa colocou um outdoor com uma charada (em inglês, {first 10-digit prime found in consecutive digits of e}.com). O nome da empresa não aparecia e se alguém conseguisse resolver o problema proposto e utilizasse em seu navegador, poderia deixar um currículo no Google.

Leech disse que a FedEx também tem planos de usar competições para candidatos resolverem problemas sobre lógica, programação e sistemas. Enquanto isso, tembém analisa seus blogs.

“Recrutar é um jogo de tempo”, disse Leech. “Criar um forte sistema de recrutamento, de fácil comunicação, juntar-se a comunidades populares na internet e fazer contatos com talentos descobertos durante o processo. O truque é saber lidar com os futuros contratados”, aconselha.

*C.G. Lynch é repórter da revista CIO em Framingham

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail