Home > Notícias

Grupo antiphishing formula novo grupo de combate contra malwares

Grupo anuncia serviço para que voluntários analizem e elaborem alertas sobre pragas após envio de amostras pelos usuários

Por Robert McMillan, para o IDG Now!*

06/11/2006 às 13h58

Foto:

Grupo anuncia serviço para que voluntários analizem e elaborem alertas sobre pragas após envio de amostras pelos usuários

Os voluntários por trás do Time para Registro e Combate a Incidentes de Phishing (do inglês, PIRT) começou um novo projeto para destruir os malwares.

Chamada de Time para Registro e Combate a Incidentes de Malwares (do inglês, MIRT), a iniciativa foi lançada no começo da última semana, de acordo com Paul Laudanski, fundador da Computer Cops e líder do novo projeto.

O MIRT trabalha da mesma maneira que o PIRT, convidando usuários para enviar amostras de potenciais códigos maliciosos para um banco de dados de "arquivos desconhecidos", que são analisados e submetidos a engenharia reversa pelos voluntários do projeto.

O grupo então publica relatório dos softwares maliciosos e os torna acessíveis para autoridades e companhias de segurança, disse Laudanski.

Esta mesma abordagem funcionou muito bem com o PIRT. Até agora, o projeto recebeu mais de 80 mil códigos de voluntários, e repassou ao FBI detalhes sobre 300 contas de e-mails que estavam sendo usadas para ataques efetivos de phishing.

Laudanski acredita que a abordagem dos voluntários do MIRT permitirá que o projeto colha informações que grandes empresas de antivírus possam não ter. "Existem diversos lugares que podemos receber informações sobre malwares que fabricantes de segurança não conseguem", disse ele.

Não existe falta de softwares maliciosos para serem analisados. A Symantec revelou recentemente que contou 6.784 novos worms e vírus nos primeiros seis meses de 2006, segundo seu estudo Security Threat Report.

*Robert McMillan é editor do IDG News Service, em São Francisco

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail