Home > Notícias

Artigo da Wikipedia é utilizado para hospedar ataque virtual

Página na enciclopédia que prometia uma atualização de segurança do Windows para uma suposta versão do worm Lovesan/W32.Blaster

Por Matthew Broersma, para o IDG Now!*

06/11/2006 às 9h00

Foto:

Página na enciclopédia que prometia uma atualização de segurança do Windows para uma suposta versão do worm Lovesan/W32.Blaster

Criadores de pragas virtuais usaram a Wikipedia e recursos especiais de armazenamento para tentar plantar códigos maliciosos em máquinas de usuários desavisados, confirmaram os organizadores da enciclopédia online.

O incidente tirou proveito da política de abertura da Wikipedia, que permite a qualquer um criar e modificar artigos. Os criminosos virtuais criaram uma página na enciclopédia que prometia uma atualização de segurança do Windows para uma suposta nova versão do worm Lovesan/W32.Blaster, e apontava para uma página que aparentava estar em um autêntico domínio wikipedia-download.org.

Os editores da Wikipedia rapidamente identificaram e apagaram o artigo, segundo a organização alemã de notícias Heise. No entanto, os responsáveis pelo ataque se aproveitaram de um recurso da Wikipedia que arquiva todas as versões anteriores de artigos quando são feitas mudanças nele.

A página, portanto, continuou disponível, e os criminosos puderam enviar o link por e-mail em massa, segundo o Heise.

Os e-mails traziam o logo da Wikipedia e explicavam que a Microsoft teria pedido à Wikipedia para hospedar a correção durante uma suposta epidemia do Lovesan/W32.Blaster.

A Wikipedia confirma que agora já apagou o arquivo com o artigo malicioso e o link utilizado no golpe também está inativo.

Em agosto, o co-fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, reconheceu durante a conferência Wikimania os crescentes problemas ligados à precisão de informações e ao uso malicioso da enciclopédia e prometeu melhorar sua qualidade.

*Matthew Broersma é editor do Techworld.com, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail