Home > Dicas

Tire o máximo do Gmail

Saiba como utilizar recursos úteis e pouco conhecidos desse popular programa de webmail

Por Scott Spanbauer – PC WORLD (EUA)

06/11/2006 às 10h11

Foto:

Saiba como utilizar recursos úteis e pouco conhecidos desse popular programa de webmail

Filtro Gmail PequenoO Gmail, serviço gratuito do Google, não se limita apenas ao e-mail. As dicas e os ajustes a seguir permitem que você personalize o produto para gerenciar e organizar seus arquivos usando qualquer browser.

SEJA NOTIFICADO NO SEU NAVEGADOR – O excelente utilitário Gmail Notifier do Google, localizado na bandeja do sistema depois de instalado, verifica novas mensagens em intervalos regulares. Mas, se a bandeja do sistema está lotada e você utiliza o Firefox, pode receber notificações diretamente na barra de status do browser, com o uso do software de nome idêntico de Doron Rosenberg, Gmail Notifier.

FILTRO DE MENSAGENS – Como qualquer sistema de e-mail decente, o Gmail permite configurar filtros para email recebido com base em critérios que o usuário define. Você pode criar um filtro que marca com estrela todas as mensagens de maquiavel@atribunadeosasco. com, por exemplo, e as encaminhar para todas as outras contas de e-mail.

Clique em Configurações, Filtros, Criar Novo Filtro e siga as instruções. Para obter outras informações sobre filtros, clique em Ajuda e escolha Filtros sob Tarefas e Funções Comuns. Você obterá um tutorial completo. Outras informações sobre filtros você encontra em português no site da PC World, clicando aqui.

Outro recurso conveniente do Gmail é a capacidade de usar apelidos. Você pode filtrar o e-mail recebido acrescentando um sinal de mais (+) e caracteres extras (sem espaços) ao seu endereço.

Ao se registrar-se no site “Tribuna de Osasco”, por exemplo, use um endereço similar, como scott+tribuna@gmail.com. Ou dê ao seu chefe um endereço como scott+deadline@gmail.com. Agora você pode criar filtros que vão aplicar um marcador (label), marcar com estrela, arquivar ou encaminhar apenas as mensagens recebidas.

E, se pessoas ávidas por dinheiro venderem seu endereço de e-mail para alguma empresa de mala direta, você pode mudar seu filtro para redirecionar mensagens endereçadas a scott+tribuna@gmail.com para sua pasta Spam (observe que scott@gmail.com não é um endereço legítimo, porque o Gmail exige que nomes de usuários tenham pelo menos seis caracteres).

USE OS GIGABYTES – O Gmail informa continuamente que você tem muito espaço disponível para armazenamento, mas a maioria de nós provavelmente nunca usará nem metade deste espaço para mensagens. Várias ferramentas permitem que você use uma conta do Gmail para armazenamento ou backup de arquivos baseado na web. O Gmail Drive, de Bjarke Viksoe, coloca o Gmail no Windows Explorer como um dispositivo de armazenamento, possibilitando que você arraste e solte arquivos para os servidores do Google, onde são armazenados como anexos de e-mail.

Gmail Space, de Rahul Jonna, é similar, mas funciona como uma extensão do Firefox que converte o navegador em um utilitário de transferência de arquivos do disco rígido para o Gmail. Quando você cria um filtro que envia arquivos do Space para uma pasta específica do Gmail (cada arquivo que ele carrega é anexado a uma mensagem cujo assunto é precedido por GSPACE), você mantém a caixa de entrada sem os arquivos armazenados automaticamente.

Mas atenção: a versão atual do Space (até o fechamento desta edição) conflitava com a extensão do NoScript Firefox.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail