Home > Notícias

Symantec alerta para novo malware Macarena que atinge Mac OS X

Macarena infecta arquivos na pasta onde é executado dentro do sistema da Apple e representa novo alerta, diz analista

Por Peter Cohen, para o IDG Now!*

07/11/2006 às 9h19

Foto:

Macarena infecta arquivos na pasta onde é executado dentro do sistema da Apple e representa novo alerta, diz analista

A Symantec publicou detalhes sobre o que chamou de um vírus de "baixo risco" que afeta o sistema Mac PS X chamado OSX.Macarena. A companhia já atualizou suas definições diárias de vírus usadas por sua linha de antivírus Norton para Macs.

O pesquisador da Symantec Peter Ferrie descreve o OSX.Macarena como "um vírus a prova de conceito que infecta arquivos na pasta onde é salvo no computador compromissado". A praga "infecta outros documentos quando são executados no atual diretório, independente do nome ou extensão do arquivo".

O alerta da companhia afirma que a praga segue os passos do OSX/Leap, suposto primeiro malware para o sistema da Apple segundo a consultoria Sophos, com atualizações para que o código "ganhar controle imediato quando executado".

A consultora de segurança da Section 66 Swa Frantzen, escrevendo para o site do Instituto SANS, disse que "para ser honesto, (o vírus) não é um grande problema. Mas ainda é um grande alerta para todas as partes envolvidas".

"Como dissemos anteriormente, a habilidade de ter vírus e outros tipos de malwares é inerente a todos os sistemas operacionais modernos, como Max, Linux e BSD", acrescentou Frantzen.

"Este é mais um alerta para que usuários busquem proteção para seus Macs, mesmo que o vendedor diga que ninguém precisa, mesmo que não existem ainda vírus destrutivos na rede ou mesmo que seja difícil de gastar", disse.

*Peter Cohen é repórter do MacWorld

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail