Home > Notícias

Segundo pesquisa, 58% dos donos de iPod migrariam para Zune

Estudo realizado nos EUA, pela ABI Research, revela que usuários de iPod não são tão fieis à Apple quanto os de Mac

Por Redação do IDG Now!

08/11/2006 às 14h41

Foto:

Estudo realizado nos EUA, pela ABI Research, revela que usuários de iPod não são tão fieis à Apple quanto os de Mac

Uma pesquisa realizada pela ABI Research nos Estados Unidos revelou que 58% dos entrevistados que possuem atualmente um iPod, tocador de música digital da Apple, e pretendem comprar um novo aparelho nos próximos 12 meses tenderiam a escolher o Zune, player que será lançado neste ano pela Microsoft.

Ainda entre os usuários que pretendem trocar de aparelho, 59% dos que tem players de outras marcas (que não Apple ou Microsoft) tendem a escolher o Zune e não o iPod. A conclusão do estudo é que os usuários de iPod não demonstram a fidelidade à marca típica dos usuários de computadores Macintosh, também da Apple.

Apenas 15% dos usuários de iPod disseram que não cogitariam comprar o player da Microsoft. Apesar da propensão do usuário em trocar de marca, a ABI Research defende que a Microsoft terá que mostrar de forma convincente que o Zune é diferente dos concorrentes.

Um dos pontos de destaque, neste sentido, é comunicação por Wi-Fi para compartilhamento de música que está prevista no produto e que a Microsoft vem alardeado. A empresa de pesquisa acredita, no entanto, que apenas este recurso não basta para convencer o consumidor – “há muito mais que pode ser feito com esta tecnologia”, defende o analista Steve Wilson, da ABI Research.

Ainda assim, o relatório aponta que a Apple terá que fazer anúncios de apelo para proteger sua posição no mercado, pois a concorrência está conseguindo avançar.

A pesquisa foi realizada pela ABI Research na internet, junto a uma base de representatividade nacional de 1.725 consumidores online com mais de 18 anos. As respostas foram colhidas em outubro de 2006 e antes de responder sobre a tendência de compra, os usuários receberam uma imagem e uma descrição do Zune.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail