Home > Notícias

ONG elege 13 países inimigos da liberdade na internet

Repórteres sem Fronteiras divulga mapa gigante da censura na web em Paris e Nova York e promove protesto online

Por Redação do IDG Now!

08/11/2006 às 10h48

Foto:

Repórteres sem Fronteiras divulga mapa gigante da censura na web em Paris e Nova York e promove protesto online

A organização Repórteres sem Fronteiras, que defende a liberdade de expressão na internet, apontou na terça-feira (07/11) os 13 países inimigos da web: Belorússia, Burma, China, Cuba, Egito, Irã, Coréia do Norte, Arábia Saudita, Síria, Tunísia, Turcomenistão, Uzbequistão e Vietnã.

Como forma de protesto, a ONG francesa projetou na terça-feira um mapa gigante demarcando os “inimigos” em pontos públicos de destaque na capital Paris, incluindo a estação de metrô Saint-Lazare, no edifício sede do Yahoo! na França e na Ópera Bastille. Em Nova York, cartazes móveis circularam a cidade divulgando o mapa da censura.

A ação envolveu ainda assinaturas de protesto contra os países na web durante 24 horas, a partir das 11h00 da terça-feira, horário de Paris. Até a manhã desta quarta-feira, o protesto online contava com mais de 17 mil assinaturas.

Além disso, mais de 200 internautas deixaram mensagens repreendendo o fundador do Yahoo pela conduta de apoio à prisão de jornalistas na China. O Repórteres sem Fronteiras também estreou uma versão do site em árabe, para levar o combate à censura a um público maior.

Segundo a ONG, atualmente mais 60 pessoas se encontram presas em diferentes lugares do mundo por expressar sua opinião na web.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail