Home > Notícias

Dell expande oferta de máquinas com chips AMD em novo servidor OptiPlex

OptiPlex 740 terá configurações nos modelos Athlon 64 ou Athlon 64 X2, no lugar da linha Intel Pentium usada na geração anterior

Por Ben Ames para o IDG Now!*

08/11/2006 às 10h41

Foto:

OptiPlex 740 terá configurações nos modelos Athlon 64 ou Athlon 64 X2, no lugar da linha Intel Pentium usada na geração anterior

Na quarta-feira (08/11), a Dell Inc. planeja lançar uma linha de servidores OptiPlex com processadores da Advanced Micro Devices Inc. (AMD), diversificando sua oferta ao mercado de servidores.

O novo Dell OptiPlex 740 terá configurações nos modelos Athlon 64 ou Athlon 64 X2, no lugar da linha Intel Pentium usada na geração anterior de servidores, a OptiPlex 620. A fabricante também deve oferecer um equipamento similar, o OptiPlex 745, com o novo processador Core 2 Duo chamado "Conroe".

Os lançamentos da Dell marcam uma vitória para a AMD, que apostou no segmento de servidores para competir com a Intel nos últimos meses. No segundo trimestre deste ano, a participação da AMD em servidores x86 mais do que dobrou, chegando a 25,9%, segundo a Mercury Research.

A Dell começou a vender os primeiros servidores com chips AMD em outubro deste ano, incluindo os modelos PowerEdge 6950 e SC1435.

Nesta terça-feira (07/11), outra fabricante norte-americana, a Gateway Inc., seguiu o mesmo caminho anunciando a utilização de chips Opteron da AMD em três novos servidores - E-9422R, E-9522R e E-9722.

Apesar dos avanços na área, a AMD ainda precisa ganhar participação em desktops e notebooks para se equiparar à Intel. Para tanto, nos últimos 12 meses, a empresa ganhou espaço entre fabricantes como Lenovo Group Ltd. e Hewlett-Packard Co. em desktops corporativos.

A Dell também colaborou para a estratégia da AMD, lançado os primeiros desktops com chips da empresa - os modelos Dimension E521 e C521 - em setembro.

Na última sexta-feira (03/11), a Dell lançou seus dois primeiros notebooks com chips AMD, os modelos Inspiron 1501 e Latitude 131L. Ambos podem ser configurados com processadores Sempron ou Turion.

O novo servidor da Dell também deve movimentar o mercado gráfico, onde a Nvidia Corp. canta vitória após a aquisição da rival ATI pela AMD.

A próxima geração de máquinas equipadas com chips AMD já deve incluir processadores gráficos resultantes da junção de sua tecnologia com a da ATI.

O OptiPlex 740 usará o pacote Nvidia nForce incluindo interfaces de rede e armazenamento, bem como recursos puramente gráficos.

A Dell ainda não revelou o valor estimado do OptiPlex 740, mas a máquina deve estar pronta para rodar o novo sistema operacional Windows Vista, da Microsoft, incluir recursos de segurança por leitura biométrica, suporte remoto e gerenciamento de consumo de energia.

*Ben Ames é correspondente do IDG News Service, em Boston

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail