Home > Notícias

Escolha a câmera certa

Resolução? Dimensões? Zoom? Veja pontos a considerar na hora de selecionar sua máquina fotográfica

Por Redação PC World

08/11/2006 às 16h19

Foto:

Resolução? Dimensões? Zoom? Veja pontos a considerar na hora de selecionar sua máquina fotográfica

Pentax 100 120 capaAntes de começar a busca por um equipamento fotográfico digital, preste atenção em questões importantes. Primeiro, a câmera digital vai muito além de beleza e resolução. Segundo, a proporção entre tamanho e flexibilidade pode determinar que uma câmera com todos os recursos (mas grande e pesada) passe mais tempo no armário do que em uso. Confira, a seguir, alguns itens a considerar para a compra correta.

Tamanho

Peso e dimensões de uma câmera talvez sejam fatores mais importantes do que a resolução para muitos fotógrafos. Já é possível encontrar câmeras compactas com visores grandes, de 3 polegadas, por exemplo, mas elas podem ter botões pequenos, o que dificulta o uso. Manuseie o equipamento antes da compra.

Resolução

Se você pretende fazer fotos apenas para enviá-las por e-mail a amigos distantes ou imprimir em um tamanho-padrão, uma câmera com resolução menor servirá. Mesmo assim, um número maior de pixels propicia mais flexibilidade – é possível imprimir imagens mais nítidas em tamanhos maiores. Em geral, com um modelo de 5 megapixels você estará muito bem servido.

Menus

Ao avaliar uma câmera, considere a facilidade de acessar as configurações comuns – resolução, modo macro, flash e ajustes de exposição. Se há botões e menus demais, você perde tempo tentando descobrir qual tecla faz cada coisa e também percorrendo as telas.

Filme e som

Muitas câmeras capturam tanto filmes quanto fotos, mas cartões de memória de tamanho normal não armazenam muito tempo de vídeo. Esta opção é útil para fazer clipes curtos, mas não substitui a filmadora. Por isso, não deve ser um recurso determinante.

Zoom

Muitos fabricantes combinam zoom óptico, que move a lente para ampliar a imagem, com zoom digital, que captura menos pixels e os amplia. O zoom óptico (que é o que realmente importa) oferece todo o benefício da resolução máxima da câmera, aliado à capacidade de aproximação. Visor Uma boa tela de cristal líquido é essencial para que você verifique a foto. A qualidade do visor varia: muitos dificultam o uso sob a luz do sol, geram fotos granuladas em baixa iluminação ou a imagem pode mudar se você inclinar a câmera ligeiramente. Se for possível, experimente a máquina em ambiente aberto antes de comprá-la. Quanto ao tamanho, 2,5 polegadas já oferecem boa visualização.

Armazenamento

Muitas vezes a câmera vem com um cartão de baixa capacidade. Nesse caso, é melhor já contabilizar o custo de um com maior capacidade, pois você precisará dele para armazenar suas imagens, já que a memória das câmeras não dá conta do recado. Felizmente, os cartões estão cada vez mais baratos. Fique atento ao formato usado, pois as opções são muitas.

Confira outras matérias de nosso Superguia de Foto e Vídeo na edição de novembro da PC World. Já disponível nas bancas.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail