Home > Dicas

Driblando o Windows Update

Desabilite instalações automáticas, atualização de aplicativos Microsoft, consertos de updates falhos e outras

Por Scott Dunn, da PC World (EUA)

09/11/2006 às 11h31

Foto:

Desabilite instalações automáticas, atualização de aplicativos Microsoft, consertos de updates falhos e outras

O Windows Update parece ser uma ótima idéia. Assim que a Microsoft anuncia uma correção de falha ou qualquer outra melhoria para as infinitas imperfeições do sistema operacional, o seu computador avisa e instala o reparo automaticamente.

Entretanto, as preocupações de privacidade levantadas pela permissão do Windows, que alertava a Microsoft sobre a possibilidade de que sua cópia do sistema talvez não fosse legítima terminaram em escândalo. A polêmica ainda levou à descoberta de que atualizações incluíam o Windows Genuine Advantage, um utilitário antipirataria que foi classificado por muitos receptores como um software espião (spyware).

Mas adquirir um indesejável cão de guarda não é o único risco das atualizações do Windows. Os reparos (patches) e complementos (add-ons) que a Microsoft se mostram inconvenientes e, quando não são bem feitos, causam ainda mais problemas. Com essas dicas, lidar com as atualizações será mais fácil.

Veja todas as dicas:
::Desabilite as instalações automáticas
::Atualize os aplicativos Microsoft
::Cale o Windows Genuine Advantage (WGA)
::Conserte as atualizações falhas
::Caixa de ferramentas do Windows: Consiga atualizações - e algo mais – com o Netcheck Protect ++++Desabilite as instalações automáticas

A melhor maneira de resolver um problema de atualização do Windows é, primeiramente, se prevenir para que ela não aconteça. Se a preocupação for contaminar seu sistema com o Windows Genuine Advantage ou algum outro update questionável, instrua o Windows para não instalar nada automaticamente.

Para isso, siga os passos:

1)Abra o Painel de Controle, na Categoria de Exibição do XP.

2)Clique Central de Segurança e depois Atualizações Automáticas.

3)Se estiver usando uma versão do Windows anterior ao XP – ou a Exibição Clássica do XP – ou dê um clique duplo no ícone de Atualizações Automáticas ou selecione-o a partir do menu do Painel de Controle.

4)Escolha o marcador Avisar, mas não fazer download nem instalá-las automaticamente. (veja Figura1)

update1

Dessa forma, quando souber quais atualizações do Windows serão instaladas, você poderá ler e, com base em outras opiniões que circulam na internet, decidir se elas valem o risco de serem instaladas.
Ainda é possível ter certeza de que o sistema não irá reiniciar quando você não estiver por perto e evitar que um backup automático seja executado.

Veja todas as dicas:
::Atualize os aplicativos Microsoft
::Cale o Windows Genuine Advantage (WGA)
::Conserte as atualizações falhas
::Caixa de ferramentas do Windows: Consiga atualizações - e algo mais – com o Netcheck Protect ++++Atualize os aplicativos Microsoft

Quem considera o Windows Update útil, talvez goste de um sistema similar para manter o Office e outros produtos Microsoft atualizados. Se este for o seu caso, abra o Intenet Explorer e navegue pelo portal Windows Update.

Quando notar um título "Get Microsoft Update today!", clique no botão Go ou no link Express logo abaixo do banner do Windows Update. Siga as instruções para instalar o software. O Microsoft Update, assim como o Windows Update, tem como configuração padrão fazer atualizações automáticas.

Veja todas as dicas:
::Desabilite as instalações automáticas
::Cale o Windows Genuine Advantage (WGA)
::Conserte as atualizações falhas
::Caixa de ferramentas do Windows: Consiga atualizações - e algo mais – com o Netcheck Protect ++++Cale o Windows Genuine Advantage (WGA)

Se você já instalou o Windows Genuine Advantage (WGA) e acredita que a sua versão do Windows não é legítima, pode pelo menos evitar que o programa lhe incomode com acusações.

Para pôr fim aos pop-ups de aviso WGA, dê um clique duplo no logo do Windows Genuine Advantage na área de notificação —a parte da barra de tarefas que inclui o relógio e escolha Alterar Configurações de Avisos (veja Figura 2).

update2

Selecione Não avisar novamente. Salve as configurações, responda apropriadamente aos lembretes e reinicie o computador.

Se não quiser que o WGA alerte a Microsoft, ajuste as configurações de permissão de um firewall terceirizado como o ZoneAlarm (link para download) para bloqueá-lo quando for fazer conexões com a rede.

Veja todas as dicas:
::Desabilite as instalações automáticas
::Atualize os aplicativos Microsoft
::Conserte as atualizações falhas
::Caixa de ferramentas do Windows: Consiga atualizações - e algo mais – com o Netcheck Protect ++++Conserte as atualizações falhas

Algumas vezes, uma atualização do Windows pede que você faça pequenos reparos no sistema, mas nem tudo sai conforme o planejado. Outras vezes, a instalação da atualização ocorre com sucesso, mas, depois de retornar, o Windows informa que é preciso instalar tudo de novo. Eis como proceder:

Encontre o réu: para identificar a atualização que não está funcionando, vá novamente ao site do Windows Update ou Microsoft Update. Pode-se chegar neles indo em Iniciar, Todos os Programas, Windows Update (ou Microsoft Update); ou então: Iniciar, Windows Update (ou Microsoft Update)

1)No site, clique Review your update history (revisar seu histórico de atualizações). O browser irá exibir um sinal verde próximo aos updates que já foram instalados com sucesso, e um X vermelho ao lado daqueles que não o foram (veja Figura 3). Atualizações problemáticas aparecerão diversas vezes na lista

update3

2)Remova o sinal vermelho: para descobrir os defeitos das atualizações marcadas em vermelho, é preciso bons conhecimentos. Clique no X vermelho no navegador para olhar as sugestões

3)Anote o nome ou código do erro de instalação

4)Depois, abra o Internet Explorer e vá ao site Windows Update Troubleshooter da Microsoft (IMPORTANTE: quando for lidar com o Windows Update, outros navegadores que não o IE não funcionam)

5)Pressione <Ctrl>-F para ver a listagem de erros nesta página. Clique no link para se informar. Se não conseguir achar a falha, visite o Microsoft Help and Support. Coloque o código do erro no box Search Support(KB) e então pressione <Enter>.

6)Para mais estratégias relacionadas ao update, leia o artigo da Microsoft "How to troubleshoot Windows Update, Microsoft Update, and Windows Server Update Services installation issues," ou procure no Google Groups para saber como outros usuários contornaram o problema.

Escaneie e limpe: às vezes, uma atualização exibe um ícone verde no seu histórico de atualizações, mas ainda pede, repetidamente, para ser instalada. Primeiramente, faça o download e instale o Microsoft Windows Malicious Software Removal Tool. O programa é atualizado mensalmente, assim, mesmo que você já o tenha usado antes, é preciso obter a nova versão.

1)Baixe o arquivo, lance-o e siga as instruções na tela.

2)Se, ao usar essa ferramenta, não conseguir o necessário para atualizar, utilize alguma ferramenta de segurança para buscar spywares e vírus no sistema. Visite nossa página Privacy & Security Downloads para obter cópias gratuitas das suas ferramentas de segurança favoritas.

Tente o modo seguro: se os aplicativos de segurança não conseguirem consertar a persistente falha de update, desinstale o causador de problemas (o próprio Windows Update)  e reinstale-o no Modo de Segurança

1)Volte ao site do Windows Update ou Microsoft Update e anote os seis++++ números antecedidos por “KB” no nome do update no histórico de instalações

2)Depois escolha Iniciar, Executar, digite appwiz.cpl e presione <Enter> para lançar o Adicionar ou Remover Programas

3) Se necessário, selecione Nome da lista de “Classificado por’. Certifique-se de que a opção Exibir Atualizações está habilitada (veja Figura 4)

update4

4)Selecione a atualização com o numero KB que combine e clique no botão Remover. Siga qualquer instrução remanescente para remover a atualização

5)A seguir, navegue pelo Microsoft Download Center e, no box de busca para Todos os Downloads, entre com o numero KB para a atualização do problema

6)Faça o download para o seu desktop de Windows, mas não instale ainda. Ao invés disso, reinicie seu PC e conforme ocorra o boot (mas antes do Windows carregar), pressione <F8> para exibir o menu de Opções Avançadas.

7)Use as teclas de seta para selecionar o Modo de Segurança (se necessário) e pressione <Enter>.

8)Dê um clique duplo no arquivo no desktop para instalar a atualização e reinicie o PC novamente.
A partir daí, os problemas que você irá encontrar serão, em sua maioria, particulares de uma atualização.

Por exemplo, a atualização de segurança 819696 do Windows instala o DirectX 9.0b (um componente do Windows que aperfeiçoa as capacidade e multimídia). Entretanto, em alguns casos, o Windows Update pode continuar a pedir que você instale essa atualização mesmo que o DirectX 9.0b já esteja em sua máquina.

Se isso ocorrer, a Microsoft recomenda que você reinstale o DirectX usando o DirectX 9.0b SDK Developer Runtime.

Veja todas as dicas:
::Desabilite as instalações automáticas
::Atualize os aplicativos Microsoft
::Cale o Windows Genuine Advantage (WGA)
::Caixa de ferramentas do Windows: Consiga atualizações - e algo mais – com o Netcheck Protect ++++Caixa de ferramentas do Windows: Consiga atualizações - e algo mais – com o Netcheck Protect
update5O Windows Update não é a única maneira de se manter informado sobre os últimos reparos que a Microsoft disponibiliza — ainda bem.

A Shavlik Technologies traz uma gama de produtos projetados para manter seu sistema atualizado. O mais econômico deles talvez seja o NetChk Protect, que combina proteção spyware e gerenciamento de reparos.

O programa escaneia todas as máquinas Windows da sua rede, informa quais precisam de reparos, faz o download de cada um deles e os instala. As ferramentas do NetCheck não foram feitas para iniciantes, mas são relativamente diretos e claros. É possível usar a versão gratuita experimental para proteger até dez máquinas por um ano antes de começar a pagar.

Veja todas as dicas:
::Desabilite as instalações automáticas
::Atualize os aplicativos Microsoft
::Cale o Windows Genuine Advantage (WGA)
::Conserte as atualizações falhas

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail