Home > Notícias

Bateria de longa duração é assunto sério

Escolher a bateria correta é tão importante quanto decidir sobre qual filmadora ou câmera digital levar para casa. E não é por acaso. A compra desse acessório envolve muito mais fatores do que simplesmente o ganho de carga para gravar ou fotografar momentos importantes da sua vida.

Luciana Freitas *

10/11/2006 às 16h21

Foto:

Escolher a bateria correta é tão importante quanto decidir sobre qual filmadora ou câmera digital levar para casa. E não é por acaso. A compra deste acessório envolve vários fatores além do ganho de carga para gravar ou fotografar momentos importantes da sua vida.

Em geral, o equipamento comprado na loja vem acompanhado de uma bateria de curta duração. E é quando resolvemos usar todos os recursos do novo brinquedinho que a realidade vem à tona: a bateria não dura o tempo suficiente para gravar uma fita de uma hora ou tirar aquelas centenas de fotos que o cartão de memória suporta. Aí caímos na real e temos que considerar a compra de uma bateria reserva, de preferência de longa duração.

A experiência começa a ficar chocante quando descobrimos que o preço de uma bateria de longa duração pode custar mais da metade do preço de alguns modelos de filmadoras e máquinas digitais. É isso mesmo, existem baterias que têm preços tão elevados que chegam assustar os mais desavisados. Mas como já disse, essa compra envolve mais fatores e o preço é apenas um deles.

O dilema do produto original
Em todo manual, de qualquer equipamento, de qualquer fabricante e em qualquer lugar do mundo vem escrito: “Use somente baterias originais”. Essa é uma estratégia comum difundida entre as grandes marcas do mercado para ajudar a vender seus acessórios. Nada de errado contra a estratégia, mas a verdade é que é possível sim usar baterias que não sejam originais, desde que se possa ter a garantia de que se trata de um acessório de boa procedência, com a qualidade e a segurança necessária para você e seu equipamento.

Neste caso, o bom senso deve ser o guia: se você tem dinheiro e se sente seguro somente com o acessório original, opte por ele. Afinal, ninguém mais do que você sabe o valor do seu equipamento. Mas se o tamanho do seu bolso não é tão grande assim, a opção por uma bateria alternativa (replacement) é a melhor a saída. Uma decisão dessas pode significar uma economia de até 70% em relação ao produto do fabricante original. O que era R$ 600,00 pode sair por menos de R$ 200,00.

Capacidade de carga ideal
Baterias têm capacidade de carga medida em mAh (miliampere-hora), mas alguns fabricantes usam WH (watt/hora) como referência. No fundo, não há diferença entre essas duas medidas. Mas se você quiser saber a proporção, faça uma regra de três simples tomando como base que cada 100mAh equivale a 0,72WH. O importante é saber que, quanto maior o número de mAh ou WH indicado numa bateria, maior o tempo que ela vai durar no seu equipamento. Para se ter uma idéia da bateria ideal para suas necessidades, compare a informação em mAh da sua bateria atual que veio de fábrica com as baterias compatíveis com ela disponíveis no mercado. A variação de capacidade de mAh pode variar em até 500%, dependendo da série da bateria. Um modelo original de 700mAh pode ter o top de linha da série com 3500mAh.

A quantidade de mAh de uma bateria é proporcional ao chamado “Tempo de Gravação Contínua”, que consta no manual do equipamento. Este termo é universalmente usado para câmeras digitais e filmadoras, uma vez que hoje a maioria delas também grava pequenos filmes. Ele é o tempo que o equipamento permanece ligado se ficar gravando continuamente até o final da carga da bateria e sem utilizar qualquer outro recurso como zoom, avanço, retrocesso, liga e desliga etc. É um tempo aproximado, pois no mundo real estes recursos são utilizados frequentemente.

No caso de câmeras e filmadoras modernas, o Tempo de Gravação Contínua é o que aparece no visor do equipamento. Essa informação é mostrada porque estas baterias são fabricadas com um chip que se comunica com o chip do equipamento. O tempo informado pode ser maior ou menor dependendo se é visualizado pelo viewfinde” ou pelo visor LCD, que consome bastante energia e exige bastante da bateria.

Muitas pessoas tendem a comprar baterias pensando que elas irão “segurar” a carga estimada no Tempo de Gravação Contínua. Isso é um erro. Na verdade, o correto é observar o Tempo de Gravação Normal. Este sim, leva em conta o uso dos recursos de cada equipamento. E ele geralmente também está indicado no manual. Caso você não tenha o manual, então pode usar como referência 70% do valor do Tempo de Gravação Contínua. Não é uma medida exata, mas em grande parte dos casos se aproxima bastante da realidade. Por exemplo, uma bateria cujo tempo de Gravação Contínua seja 120 minutos terá o Tempo de Gravação Normal de 84 minutos aproximadamente. Claro, se usar a luz ou flash do equipamento esse tempo cai bastante.

* Luciana Freitas, 36, é administradora de empresas e gerente-geral da VIDEOBATERIA.COM, primeira loja virtual brasileira especializada baterias e carregadores para câmeras e filmadoras. E-mail: luciana@videobateria.com
++++
O que é Lithium, Ni-CD e Ni-MH

As baterias mais antigas eram feitas de Ni-Cd (cádmio e níquel), metais pesados tóxicos que causavam o Efeito Memória, que deixava a bateria “viciada”. Por causa disso, existia aquela história de guardar a bateria descarregada, dar uma carga de 24 horas antes de usar e assim por diante. Depois vieram as baterias de Ni-MH, que conseguiam armazenar até o dobro de carga no mesmo espaço usado pelas baterias de Ni-CD. Porém, elas ainda estavam sujeitas ao Efeito Memória.

Agora, isso tudo é passado. A tendência das baterias atuais é de serem fabricadas com Lithium (Li-ion ou Lítio-ion). A razão é as baterias de Lithium pesam cerca de 35% menos, conseguem armazenar muito mais carga que as duas baterias anteriores e estão totalmente livres do Efeito Memória. Podem ser carregadas e descarregadas centenas de vezes a qualquer momento. E claro, agridem menos o Meio Ambiente por não conterem metais pesados. Trata-se do mesmo composto usado em baterias de notebooks e celulares.

Antes que você se assuste com o tamanho da bateria de longa duração, vale lembrar que sua capacidade também é proporcional ao número de células que ela carrega. Portanto, quanto maior a capacidade de carga, maior o seu tamanho e consequentemente seu peso. E isso independe do composto químico dela (Ni-CD, Ni-MH ou Lithium). Se uma bateria de 700mAh pesa 80 gramas, a de 3.500mAh vai pesar pelo menos 3 vezes mais.

Tenho que me preocupar com a voltagem?
A resposta é sim. Porém, é bom lembrar que os equipamentos são preparados para aceitar baterias com a voltagem um pouco diferente da original. Por exemplo, se o seu equipamento vem com uma bateria de 7.2 volts, ele pode aceitar baterias com voltagens de 7.0 volts ou 7.4 volts sem problema algum. Isso não vai danificar seu equipamento nem reduzir o tempo de vida útil dele. Essa voltagem varia de acordo com o fabricante da bateria.

Manuseio, transporte e armazenagem
Para que sua bateria mantenha ou prolongue seu tempo de vida útil, use o bom senso. As dicas são as de sempre:

1 - Manuseie com cuidado. Nunca coloque os dedos nos pólos metálicos. Isso pode acumular gordura no local e impedir a passagem correta da voltagem, reduzindo a capacidade de carga. Em muitos casos, pode até causar um curto-circuito e inutilizar a bateria.

2 - Sempre transporte a bateria com cuidado. Evite que ela sofra choques físicos. Como baterias de grande capacidade são mais pesadas, elas sofrem mais quando caem ou sofrem solavancos.

3 - Evite armazenar suas baterias em locais úmidos ou que possam sofrer temperaturas extremas (muito frio ou muito calor). Caso contrário, você pode experimentar uma perda repentina de capacidade em poucos meses.

Para não cair em armadilhas
Não compre baterias ou qualquer outro acessório para o seu equipamento sem Nota Fiscal. O mercado brasileiro está repleto de falsificações (clones com embalagem idêntica do produto original) e produtos contrabandeados, de qualidade baixa e que podem oferecer risco ao seu equipamento e para você. Compre somente produtos de empresas legalizadas e que podem oferecer garantia legal junto aos órgãos de defesa do consumidor. Seu equipamento é muito valioso ser vítima da pirataria e do contrabando.

* Luciana Freitas, 36, é administradora de empresas e gerente-geral da VIDEOBATERIA.COM, primeira loja virtual brasileira especializada baterias e carregadores para câmeras e filmadoras. E-mail: luciana@videobateria.com

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail