Home > Notícias

Usuários querem planos pré-pagos de banda larga, afirma levantamento

Estudo revela que gasto médio com internet é de U$ 11, com demanda crescente por pacotes alternativos de pagamento, como na telefonia

Por Ana Paula Olivera, editora-assistente do Computerworld

13/11/2006 às 10h31

Foto:

Estudo revela que gasto médio com internet é de U$ 11, com demanda crescente por pacotes alternativos de pagamento, como na telefonia

Pesquisa mundial feita pela Alcatel com 3 mil usuários de cybers cafés em todo o mundo revela que muitos deles gostariam de ter serviços de banda larga em suas residências, mas que os pacotes de pagamento existentes hoje ainda não satisfazem suas necessidades.

Um dos destaques da pesquisa foram as opções de pagamento. Enquanto muitos usuários responderam que gastam uma alta parcela de sua renda em serviços de comunicação, metade dos entrevistados nem possui conta bancária. A maioria é composta por usuários de celulares pré-pagos que esperam opções similares em assinaturas de banda larga para as suas residências.

O levantamento de gastos mensais com banda larga entre os entrevistados também revelou que a despesa média mundial gira em torno dos 11 dólares, sendo que 69% dos entrevistados gastam menos do que dez dólares por mês com esse tipo de serviço. No Brasil, essa média fica na casa dos 13 dólares.

O estudo também dá idéias de serviços que aumentam a fidelidade e a receita média (ARPU) dentre os usuários já existentes. Dentre os entrevistados, 50% usam conexões banda larga por motivos profissionais, o que indica potencial para ofertas dirigidas a esse nicho. Os usuários atuais demonstram interesse em ver mais conteúdo de vídeo e imagens, indicando o potencial para futuras adoções de pacotes com maior banda.

Realizado em agosto deste ano e encomendado pela Alcatel à empresa internacional de pesquisa LH2, o levantamento incluiu aproximadamente 3.000 freqüentadores de cyber cafés e novos usuários de banda larga em cidades regionais de sete economias em rápido crescimento: Brasil, Rússia, Egito, Quênia, Índia, China e Malásia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail