Home > Notícias

Cientistas desenvolvem sensores que transformam camiseta em guitarra

Chamada de “Wearable Instrument Shirt”, ela deve tornar obsoleta a prática do 'air guitar'

Por Redação do IDG Now!

14/11/2006 às 11h30

Foto:

Chamada de “Wearable Instrument Shirt”, ela deve tornar obsoleta a prática do 'air guitar'

O sonho de se transformar em um roqueiro está perto de se tornar realidade com uma camiseta musical desenvolvida por cientistas australianos.

Chamada de “Wearable Instrument Shirt”, ela deve tornar o hábito de tocar guitarra com as mãos sem o instrumento, conhecido como “air guitar”, em obsoleto.

Cientistas da CSIRO Textile and Fibre Technology, na Austrália, colocaram sensores em uma camiseta de forma que ela possa tocar como uma guitarra real.

Os movimentos dos braços são mapeados e transferidos, via onda de rádio, para um computador, que os interpreta e os transforma em notas musicais.

“O braço esquerdo seleciona uma nota e o direito a toca”, afirmou Richard Helmer, engenheiro do CSIRO que liderou o projeto, em entrevista para o jornal Sydney Morning Herald.

Veja vídeo com demonstração da “camisa musical”

O “novo instrumento musical” não tem data para chegar ao mercado, mas o engenheiro do CSIRO já está providenciando as patentes e trabalhando em um plano de negócios para fazer a comercialização da camisa musical.

O engenheiro do CSIRO acredita que o mercado para este tipo de roupa é enorme, mas que o real objetivo desta experiência é chamar atenção para roupas inteligentes que estão sendo desenvolvidas por pesquisadores australianos.

Pessoas vestindo roupas com sensores podem operar computadores e jogar games em PCs sem a necessidade de um mouse, entre outras aplicações.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail