Home > Notícias

As 100 previsões mais ousadas da PC WORLD

De baratíssimas câmeras de 20 megapixels até DVDs de 50 terabytes, eis nossa lista definitiva do que esperamos ver no futuro

Por Richard Baguley e Eric Dahl, PC World (EUA)

14/11/2006 às 14h01

Foto:

De baratíssimas câmeras de 20 megapixels até DVDs de 50 terabytes, eis nossa lista definitiva do que esperamos ver no futuro

A realização do sonho de tecnologias futurísticas, como naves espaciais e robôs escravos, está ainda um pouco distante. Muita coisa, porém, muito em breve está entre nós.

Separamos nossas previsões em oito categorias: Desktops e Laptops, Chips e Componentes, Áudio e Vídeo, A Rede, Câmeras e Telefones Celulares e Diversão. Sinta-se livre para ler a lista inteira ou então, dê uma olhada apenas em suas categorias preferidas.

DESKTOPS E LAPTOPS

Diagnóstico avançado no Windows
O Windows Vista incluirá um atributo de detecção de falhas de disco e de outros componentes antes que elas de fato ocorram. Se funcionar como previsto, será um grande adicional, permitindo a você salvar seus dados e resolver o problema antes que os componentes do seu computador falhem.

Vista instalado em 15 minutos
Jim Allchin, co-presidente da divisão de plataforma de produtos e serviços da Microsoft, afirma que a versão de lançamento do Vista levará 15 minutos para ser instalada. Em nossos testes com a versão beta, a instalação levou mais de uma hora. Se a Microsoft conseguir acelerar o processo será um bônus muito bem-vindo.

Inicializações super-rápidas
Adicionar memória flash à placa mãe pode fazer com que os microcomputadores inicializem e carreguem seus aplicativos com mais rapidez. Sistemas equipados com essa tecnologia já devem estar disponíveis em 2007.

HDMI no desktop
O conector HDMI (High Density Media Interface ou interface de mídia de alta densidade) é o meio padrão para conectar componentes de vídeo em alta definição e já existem placas gráficas com interface HDMI disponíveis. Logo veremos mais PCs chegando com portas HDMI, tornando a conexão entre PC e HDTV mais fácil.

Overclocking de fábrica
Cada vez mais, os micros que chegam a nós para testes estão em overclock, estado em que o processador central é ajustado para uma velocidade maior do que a indicada pelo fabricante. Esse era um ajuste que somente consumidores mais experientes costumavam fazer. Mas fornecedores como a ABS e a Velocity Micro estão utilizando a técnica para extrair mais desempenho dos processadores.

Sistemas AMD 4 X 4
A AMD está pensando em novos projetos de máquinas visando os gamemaníacos e outros loucos por velocidade de processamento: o design 4X4 permite dois processadores Athlon em uma única placa ++++mãe – num total de quatro núcleos de CPU, com processadores dual-core, ou oito núcleos, se forem usados os chips quad-core que a empresa deve lançar no próximo ano. Placas mãe 4 X 4 estarão disponíveis já no fim de 2006.

Torrenza
A AMD está desenvolvendo uma nova tecnologia (de codinome Torrenza) para conectar seus processadores aos dispositivos co-processadores que lidam com tarefas como processamento de vídeo ou modelagem física (para jogos mais realistas, por exemplo). Os novos co-processadores serão capazes de se comunicar diretamente com o processador a altas velocidades. A tecnologia aparecerá primeiro em sistemas (e servidores) de última geração, mas antes do que se espera, pode chegar também aos PC mais comuns.

Reconhecimento de voz eficiente
Apesar do desenvolvedor do software de reconhecimento de voz Dragon NaturallySpeaking afirmar ter este uma precisão de 99%, nossos testes indicaram que o aplicativo conseguiu cerca de 96% de acertos. Não é ruim, mas ainda não é bom o suficiente. Não queremos perfeição, mas procuramos um sistema de reconhecimento de voz preciso e rápido o suficiente para substituir o teclado na hora de digitar.

Exibição de SideShow no Windows
O sistema Vista irá suportar pequenas exibições e controles na tampa dos laptops. Eles poderão avisar quando um novo e-mail chegar ou ainda ver números de telefones da agenda sem ter de abrir o equipamento e inicializar o sistema.

PC modulado
Kevin Kettler, chefe de tecnologia da Dell, prevê um microcomputador modulado, no qual fazer um upgrade é uma mera questão de tirar o velho componente e colocar o novo. Este procedimento, hoje, é como realizar uma cirurgia cerebral com risco de uma lobotomia acidental. Qualquer novidade que permita um procedimento menos invasivo é muito bem-vinda.

GPS
Até agora, apenas laptops especializados trazem receptores GPS embutidos. Com a redução no preço desses dispositivos, mais portáteis começarão a chegar com o item embutido.

Mais notebooks biométricos
FINGERPRINTScanners de impressão digital já estão presentes em muitos laptops. Em breve, veremos mais deles em modelos de baixo custo, ampliando as maneiras de autenticar usuários e vigiar dados.

Áreas de trabalho em 3D que funcionem
Tentativas passadas de transformar a área de trabalho em um ambiente 3D deram muita dor de cabeça. Uma combinação de placas gráficas e processadores mais rápidos indicam que um desktop 3D pode finalmente virar realidade. Protótipos como o BumpTop permitem organizar arquivos e pastas como se eles fossem pedaços de papel.

Um micro que rode qualquer sistema operacional
Escolher um sistema operacional deveria ser como escolher um sapato ++++no início da manhã: você opta por aquele que melhor se encaixa nas tarefas do dia. A Apple fez progressos com Macs, que rodam tanto o MacOS quanto o Windows. Mas ainda precisamos de um sistema que execute todo e qualquer sistema operacional, separadamente ou ao mesmo tempo.

Mais laptops sem sistemas operacionais de fábrica
A Lenovo começa a vender seu laptop ThinkPad T60p sem sistema operacional. A proposta é ideal para quem planeja usar o Linux e assegura a economia de algumas centenas de dólares que seriam desperdiçados numa cópia do Windows que jamais será usada. Tomara que mais fabricantes sigam o exemplo da Lenovo.

Nova tentativa no Origami
PC OrigamiO conceito de PC Origami  da Microsoft não tem sido um grande sucesso, apesar de encontramos dispositivos interessantes, mas que ainda apresentam falhas. Será que os fabricantes e a Microsoft farão uma nova investida?
Esperamos que sim, já que existe um bom mercado potencial para equipamentos que fiquem entre um PDA em um laptop.

Projetos Ousados
Designs extremos como o PC Shuttle, que é do tamanho de uma torradeira, e híbridos de notebook e desktop (como o Dell XPS M2010) mostram que os projetos ainda estão em evolução. Novos designs podem não funcionar sempre, mas qualquer coisa que nos distancie das desgastadas torres dos micros já é um progresso.Dell XPS-M2010

Interfaces mais eficientes
Lembra daquela cena no filme Minority Report – A Nova Lei, quando o personagem de Tom Cruise arrastava e girava imagens numa tela virtual? Essa não é uma realidade tão distante: pesquisadores já estão testando novas interfaces que permitem o uso de telas sensíveis ao toque para manipular dados. Para dar uma espiada, veja a fantástica demo feita pelo pesquisador da NYU Jeff Han.

ARMAZENAMENTO

Quando gigabyte for coisa do passado
Segundo Bill Healy, da Hitachi, em 2007 já será possível comprar hard drives de 1 terabyte. A capacidade desses dispositivos deve chegar a 2 TB no fim de 2009 e a imensos 8 TB no fim de 2013.

Memória que não esquece
A atual memória do seu mico fica com amnésia quando a energia do sistema acaba, mas a NRAM (sigla para RAM não volátil de nanotubos) nunca esquece nada e é tão rápida quanto a memória moderna. Com a NRAM, seu computador poderá ser ligado e desligado imediatamente, dispensando todo o procedimento de inicialização ou desligamento.

Drive de DVD mais veloz
Nós pensávamos que os gravadores de DVD chegariam, no máximo, até a velocidade de 16X, mas o Lite-On irá oferecer um drive de 20X no final deste ano. Esse parece ser o limite por enquanto – dificilmente ++++será visto um sobressalto na velocidade dos gravadores de DVD. E não espere encontrar mídias de 20X tão cedo, já que este padrão não é parte da especificação de DVD.

Drives em estado sólido
Samsung Q1-SSDApesar de já estar há um tempo por perto, drives SSD rápidos que usam memória barata de PC no lugar de mídia magnética estão ressurgindo.O Q1-SSD, PC ultramóvel de mão da Samsung, utiliza essa tecnologia e outros modelos similares devem chegar ao mercado até o fim de 2006.

Drives externos sem ajustes de desempenho
O novo padrão SATA externo (eSATA) é uma ótima maneira de conectar aparelhos como hard drives externos. Tão rápidos quanto os discos internos, eles têm a vantagem de poder ser colocados e removidos sem ter de inicializar o computador. Quanto mais micros vierem equipados com eSATA, mais dispositivos surgirão usando essa nova conexão.

Discos Blu-ray de 200 GB
Mesmo com a atual especificação que permite ao Blu-ray a capacidade máxima de 50 GB (camada dupla), a TDK já mostrou um protótipo de disco Blu-ray que usa seis camadas, capaz de armazenar 200 GB de informação.

Hard drives híbridos
Alguns novos drives combinam muitos megabytes de memória com tradicional tecnologia de hard drive, acelerando o acesso a dados usados com freqüência e economizando energia. Os primeiros modelos já se foram, mas novas versões com caches de memória mais rápidos e maiores estão a caminho.

Memória flash mais rápida e duradoura
Uma nova geração flash está chegando. É a chamada memória de acesso randomizado por mudança de fase (PRAM). Com ela, a Samsung espera endereçar muitas das desvantagens associadas à flash. Diferentemente deste tipo de memória, a PRAM não precisa ser apagada antes de ter novos dados gravados. A Samsung afirma que a tecnologia torna o acesso 30 vezes mais rápido do que na memória flash convencional. E também dura dez vezes mais. A Samsung espera começar a produzir os primeiros módulos PRAM de 512 MB em 2008.

Dados em 3D
A tecnologia de armazenamento holográfico, da InPhase Technologies, usa um par de lasers para criar um modelo de interface tridimensional capaz de representar milhões de bits de uma vez. A empresa demonstrou isso em seu drive de 300 GB, o Tapestry 300-R. A Toshiba investiu numa empresa concorrente, chamada Optoware, que está desenvolvendo um formato de disco holográfico de 1.6 terabytes.

DVDs de 50 TB
Pesquisadores da Harvard Medical School criaram o protótipo de uma proteína de revestimento sensível à luz que, acreditam, será capaz de armazenar até 50 terabytes em um disco do tamanho de um DVD. A NEC, que vem co-desenvolvendo a tecnologia, espera ter uma versão de drive USB daqui a um ano e um disco DVD daqui a dois.++++

Registro magnético auxiliado por calor
Tecnologias experimentais como a gravação assistida por calor e a mídia magnética modelo irão aumentar a quantidade de informação que pode ser guardada. Mas não se anime muito. Ainda vai levar alguns anos até que essas tecnologias saiam dos laboratórios para o mercado.

CHIPS E COMPONENTES

Carga instantânea
Baterias com ultracapacitores são mais leves do que baterias feitas com produtos químicos, e já estão sendo usadas em veículos híbridos. Daqui a alguns anos, o mercado deverá encontrar este tipo de bateria em laptops, celulares e outros aparelhos portáteis.

Baterias com alta capacidade
Baterias de nanotubos de carbono poderiam ter dez vezes a capacidade das baterias de lítio. Estamos falando de baterias para câmeras que durariam uma viagem inteira e baterias de celulares com carga para semanas e não apenas dias.

Células combustíveis
Protótipos em desenvolvimento de baterias com células combustíveis (que gera eletricidade limpa, produzindo como subprodutos apenas água e dióxido de carbono) para aparelhos portáteis devem chegar ao final de 2007. A empresa de pesquisas Frost & Sullivan prevê que 80 milhões de células combustíveis serão vendidos em 2012.

Placas gráficas mais eficientes
Unidades de processamento gráfico (GPUs) não estão caminhando na mesma direção dos multinúcleos das CPUs – e considerando a maneira como as GPUs funcionam, isso simplesmente não faz sentido. Em vez disso, os fabricantes de GPU irão se concentrar em criar mais pipelines dentro dos chips e desenvolver meios mais eficientes de digerir a matemática pesada requerida pelos gráficos 3D.

Mais sistemas com múltiplas GPUs
Deveremos ver mais configurações empregando múltiplas placas gráficas. Já é possível comprar laptops que usam duas GPUs para jogos ou desktops de última linha com quatro GPUs. Acrescentar ainda mais GPUs não ofereceria muita vantagem, mas placas como a nVidia 7950 GX2 (que combina duas GPUs numa placa) criam arranjos de multiprocessadores gráficos possíveis para sistemas mais baratos.

Placas gráficas externas
O interior do seu micro está se tornando cada vez mais quente e tumultuado. Mover alguns componentes (como a placa gráfica) para um estojo externo onde serão resfriados e alimentados mais facilmente, faz muito sentido. A nVidia já oferece um sistema de placa gráfica externa para profissionais (a Quadro P) e tudo indica que esta tecnologia se tornará acessível para usuários domésticos.

GPU de várias funções
As unidades de processamento gráfico das placas gráficas são projetadas para executar jogos em 3D, mas a capacidade que elas oferecem pode ter outros propósitos. O Vista irá usar a GPU para dimensionar/visualizar sua interface Aero Glass e muitos pesquisadores estão trabalhando em meios de usar o poder desses rápidos chips para tarefas como desenhar vídeos automaticamente.++++

Dissipador com nanotubos
Componentes modernos de micros produzem muito calor, mas dissipadores de calor com nanotubos de carbono irão conduzir esse calor para fora melhor do que os atuais dissipadores feitos de metal.

Quad-core
Os processadores dual-core deram aos micros um grande aumento na velocidade, mas os avanços não param aí. Sistemas quad-core da Intel chegarão antes do fim do ano e os chips quad-core da AMD estarão no mercado em meados de 2007.

Autonomia de 8 horas
Tanto a AMD quanto a Intel estão trabalhando em um notebook cuja bateria dure oito horas, o suficiente para um dia inteiro de trabalho. Isso será possível a partir de uma combinação de baterias melhores (veja as primeiras três previsões nesta página) e processadores mais eficientes, que devem poupar energia para esticar a vida da bateria.

Mais Lei de Moore
A Litografia Ultravioleta Extrema deve ajudar a encolher as dimensões de um chip ainda mais do que os processos de 45 nanômetros que a Intel começará a usar em 2007. Os chips de 32 nanômetros serão mais rápidos e devem permitir que os fabricantes prolonguem por mais alguns anos a lei preferida de todo mundo sobre densidade de transistor.

ÁUDIO E VÍDEO

Mais MP3 em player flash
IPodNano sozinhoA capacidade dos MP3 players que usam memória flash continua aumentado: a Apple e a SanDisk possuem modelos de 8 GB. Estamos procurando por um pequeno MP3 player que armazene uma coleção inteira de CDs. Uns 30 GB, digamos, seriam razoáveis.Sandisk Player

Verdadeira alta definição
O preço das HDTVs vai continuar caindo. Análise da DisplaySearch prevê que se pagará US$ 1.499 por uma TV de LCD de 46 polegadas em 2010.

Projetores wide screen originais
Até recentemente, a maioria dos projetores digitais tinham resolução original de 1024 por 768. Nos próximos anos, veremos mais modelos originais Wide XGA (WXGA), que irão compatibilizar mais com a crescente resolução encontrada nos notebooks. Isso vai resultará em mais qualidade de imagem e menos interferências no seu laptop quando se estiver configurando uma apresentação.

Blu-ray versus HD DVD
A guerra sem sentido entre os dois formatos de alta definição em DVD não beneficia ninguém. A indústria está dividida e os consumidores estão confusos sobre o HD-DVD e o Blu-ray. Esperamos que alguém deixe todos felizes com um player que funcione nos dois formatos. Infelizmente, talvez só em 2007 veremos um player combinado.

Alta definição na internet
Conexão de banda larga e novos formatos de compressão (como o formato H.264) é a dupla que irá tornar vídeos de alta definição na ++++internet uma realidade. Alguns videoblogs, como o RocketBoom, já têm versões em alta definição de seus programas, tendência que deve se acentuar.

Televisões SED
TV SEDAs versões demos de SED (sigla em inglês para exibição por emissão de elétrons conduzidos em superfície) que testamos tinham excelente aparência, apresentando cores brilhantes de um CRT em uma tela de apenas uma polegada. As primeiras TVs SED devem aparecer já no ano que vem.

Luzes de fundo LED
Dentro de quatro anos, TVs que usam luz de fundo LED serão mais baratas do que os atuais modelos com luz de fundo catódica fluorescente. Luzes de fundo LED produzem cor de melhor qualidade, desperdiçam menos energia e exigem tempo de resfriamento menor. Conferimos o  primeiro produto a usar luz de fundo LED: o monitor NEC MultiSync LCD2180WG-LED (US$ 6.700).Fundo LED

Telas flexíveis
Um dia você será capaz de enrolar a sua TV, colocá-la debaixo do braço e levá-la para onde quiser. Diversas companhias estão trabalhando em monitores/telas flexíveis, com protótipos que podem mostrar imagens coloridas. Mas ainda levará muitos anos até que eles substituam a sua televisão.

TVs no ar
O display de Hélio pode criar uma TV do nada, projetando a imagem numa cortina de ar comprimido. Hoje, ele é desestimulantemente caro (cerca de US$ 20 mil), mas o preço vai cair conforme a tecnologia amadureça.

Alto dinamismo
O Brightside Technologies DR37-P exibe o alcance total das cores e tons, do preto mais escuro até o branco mais claro. Possui um alcance de contraste de 200.000:1, enquanto que o das TVs normais é de 2.000:1. O DR-37P custa US$ 50 mil, mas a indústria deve encontrar em breve os meios de tornar essa nova tecnologia mais acessível ao bolso.

Perda menor
As faixas que você baixa do iTunes e similares são altamente comprimidas, algo perceptível quando você as executa através de um sistema de áudio decente. De qualquer forma, formatos de compressão com menos perda (como o Monkey's Audio e o FLAC) comprimem arquivos de áudio sem qualquer prejuízo de qualidade. Temos a esperança de que os serviços de música online ofereçam a opção de downloads de arquivos de áudio nesses formatos.

Música com propaganda
A SpiralFrog teve uma idéia interessante: quando o serviço for lançado no fim deste ano, será possível baixar música de graça. Você ouvirá uma pequena propaganda antes de escutar a música, e a gravadora irá receber por essa propaganda. Certamente é uma idéia radical. As desvantagens: ser obrigado a utilizar o player do próprio serviço e não poder transferir a música para um aparelho portátil.++++

Cores ilimitadas
Pequenos músculos artificiais desenvolvidos por uma equipe do Federal Institute of Technology de Zurique (Suiça) poderão fazer exibições em alta resolução, reproduzindo todo o espectro visível de luz. Embora ainda demore muito para que a tecnologia esteja presente em um produto final, ela certamente irá resultar em telas verdadeiramente belas.

Surround em caixa única
Yamaha YSP-1100Se produtos como a promessa da Yamaha, o YSP-1100 Digital Sound Projector (US$ 1.700), continuarem a melhorar (e se tornarem financeiramente acessíveis), os problemas de instalação de um complexo som surround serão coisa do passado. O equipamento usa 40 drives de direcionamento para focalizar o som de forma precisa, criando um convincente efeito surround com apenas uma caixa.

A REDE

Morte do IE 6
O Internet Explorer 6 da Microsoft é um problema. Seus bugs e suportes incompletos dos padrões web têm sido uma pedra no sapato dos webdesigners por anos. Mas isso irá acabar com um suspiro de alívio no dia em que ele sair da lista dos navegadores mais usados.

Novos Navegadores
A resposta da Microsoft para o avanço do FireFox é o Internet Explorer 7, uma versão completamente reprojetada. A versão final deve sair no fim desse ano, mas as versões beta apresentadas até agora estavam muitos patamares acima do esburacado IE 6. A versão 2 do código-aberto Firefox sairá também no final do ano, oferecendo visualização mais rápidas de páginas e melhores atributos RSS. A versão beta do novo Firefox já está disponível.

Buscas sociáveis
Mecanismos de busca usarão atributos de relacionamento para dar melhores resultados. Será possível, por exemplo, acessar buscas que seus amigos fizeram – digamos, para ajudar a encontrar o melhor restaurante da cidade ou uma boa lavanderia. Além disso, fóruns de busca em pergunta e resposta como o Windows Live QnA se tornarão muito mais úteis para que você encontre a informação que deseja.

WiMax, finalmente
A tecnologia sem-fio WiMax já “está a caminho” faz algum tempo, mas parece que finalmente chegou a hora. A Sprint escolheu a tecnologia como base para a quarta geração de rede de dados wireless (4G). Vamos esperar que outras redes de celular sigam o exemplo da Sprint e lancem serviços similares.

Filmes online
Imagine que você queira assistir a um determinado filme. Você digita o nome dele em um mecanismo de busca de mídia e descobre que é possível alugá-lo por US$ 5 na Amazon ou comprar e baixar o filme por US$ 10 na Barnes & Noble. Alguns cliques depois e você poderá assistir ao filme desejado, no dispositivo que escolher. O que queremos é um mecanismo de busca de mídia que trabalhe com filmes online e serviços de música que nos dê as melhores opções.++++

Fim do adware
A boa notícia: adwares, incluindo incômodos cookies e propagandas em pop-ups que rastreiam as páginas que você visita, estão com os dias contados. A má notícia: spywares ainda mais invasivos, astutos e habilidosamente ocultos continuarão a proliferar, já que a forma mais fácil de os aproveitadores varrerem montantes de dinheiro por aí.

Melhores reconhecedores de spywares
Grande parte dos programas antispyware modernos trabalham procurando por assinaturas de spywares conhecidos. A próxima geração desses aplicativos, porém, será mais flexível, capaz de procurar e bloquear comportamentos especificamente suspeitos. Análise baseada em comportamento, como a do OSFirewall no ZoneAlarm Internet Security Suite da Zone Labs ou o antivírus Cyberhawk da Novatix, estão aumentando a gama de ação dos produtos de segurança. Mas a tecnologia ainda não é precisa o suficiente para se apoiar apenas em si mesma.

Múltiplas identidades
WabletO Wablet – autoclasssificado como um conector ID para a web – está intrigando o mundo com um novo serviço, atualmente em privados testes alfa. A aplicação permite a criar múltiplas identidades online. Assim, é possível definir uma identidade para conduzir os negócios e outra para conversar com os amigos, cada uma com contas IM e contatos diferentes. Você determina quem pode contactá-lo ou controlar quanta informação é revelada sobre você.

Buscas por Imagens
Mecanismos de procura por imagens como o Google Images baseiam-se nos nomes dos arquivos de imagens para realizar a busca. Mas novas ferramentas como o Riya funcionam de um jeito diferente: você carrega uma imagem e o mecanismo procura por imagens parecidas. Seria possível, por exemplo, fazer upload de um rosto e procurar por faces similares. O serviço ainda não foi lançado, mas já é muito interessante.

Mobilidade mais barata
Já é possível ter acesso à internet móvel em alta velocidade, mas isso custa (na maior parte das vezes) US$ 80 ou mais usar uma rede EvDO nos Estados Unidos. Mas isso vai mudar: a Sprint já anunciou que planeja oferecer seu serviço de dados por menos de US$ 20 por até 1 GB por mês.

Review dos Reviews
Você deve ler os reviews da PC WORLD primeiro, mas não custa nada ter uma segunda opinião. O Viewscore é um site que combina os reviews de pontuação de componentes testados vindos de uma variedade de fontes para criar, assim, um abrangente relatório de reviews. Até agora, ele dispõe apenas de um punhado de sites (sem contar o nosso), mas a tecnologia parece promissora.

O verdadeiro 802.11n
Por algum tempo temos revisado aparelhos que usam a versão não acabada do padrão de rede wireless 802.11n, mas o padrão ainda não foi finalizado. Por causa de conflitos no grupo que o está desenvolvendo, a versão final não deve estar disponível até meados de 2007 (uma visão, digamos, muito otimista). Produtos com esta tecnologia, então, só no final do próximo ano ou começo de 2008.++++

Amadores e profissionais em uníssono
Hoje as pessoas têm acesso ao noticiário online nos sites das empresas de notícias, produzidos por jornalistas profissionais. Essas notícias são, muitas vezes, discutidas pelos leitores em blogs amadores. Mas tudo indica que isso pode mudar graças a sites como o Newsvine.com. Os textos publicados lá trazem as histórias originais ao longo dos artigos, e o NewAssignment.net, que oferece um fórum para os integrantes sugerirem tópicos e sugerir pautas para jornalistas profissionais cobrirem.

Mais fibra
Serviço de banda larga por fibra óptica já é uma realidade em 17 estados norte-americanos, oferecendo downloads a 50 Mbps e uploads de 5 Mbps para seus felizes assinantes. Empresas como a Verizon continuam a instalar mais e mais fibra e os recentes equipamentos possibilitam acesso ainda mais rápido. Que tal uma taxa de 200 Mbps só para você?

Navegação mais segura
Não seria bom se o seu navegador pudesse detectar códigos mal intencionados num site e os reescrevesse na mesma hora para deixar tudo mais seguro enquanto preserva as informações da página? Esse é o objetivo do BrowserShield da Microsoft. É uma tarefa fácil de realizar em páginas estáticas, mas para arcar com o conteúdo de páginas dinâmicas ainda será preciso desenvolver uma versão mais complexa.

Fim do software instalado
Aplicativos web – programas que imitam utilitários da área de trabalho dentro de um navegador – se tornarão mais poderosos e logo se concentrarão mais em produtividade do que em entretenimento. Em outras palavras, será possível utilizá-los para trabalhar. Esta é a proposta do Coghead.com, que permite aos clientes criar seus próprios aplicativos de negócios para endereçar assuntos como gerenciamento de inventário.

CÂMERAS E CELULARES

Trocas sem discussões
A próxima geração de telefones celulares usará tanto rede digital para celulares quando tecnologia wireless (como a 802.11g). E eles irão mudar de um tipo de conexão para outro (a melhor em termos de disponibilidade ou de custo) sem que você saiba e sem interrromper o serviço que estiver sendo utilizado.

Fim da sincronização
Ter de sincronizar o seu PDA ou celular, convenhamos, é muito chato. Esperamos ansiosamente por tecnologias que façam essas tarefas de forma automática e facilmente. O Sidekick da Danger já faz algo similar: as informações ficam guardadas em um servidor central e o sincronismo com o dispositivo móvel, um smartphone por exemplo, é feito automaticamente.

Escolha difícil
A Samsung mostrou recentemente o SPH-V8200, um celular com câmera que tira fotos de 8 megapixels. Apesar de ainda não estar sendo comercializado, certamente teria vendas expressivas se isso significasse não ter de carregar mais o celular e a câmera digital ao mesmo tempo.++++

Intervalo menor
As câmeras digitais atuais possuem um defeito irritante: os intervalos que ocorrem entre o momento que o botão é pressionado e o registro efetivo da foto. Chips de imagem mais rápidos e eficientes tornarão esses intervalos parte do passado, capturando instantaneamente a imagem, assim como nas câmeras analógicas.

20 megapixels em 2015
O custo das câmeras digitais não pára de cair enquanto que a resolução não pára de subir. O analista da IDC Ron Glaz crê que os consumidores poderão adquirir uma câmera de 10 megapixels por menos que US$ 300 já em 2007, e uma câmera de 20 megapixels pelo mesmo preço em 2015.

Mais fotos no cartão
Tecnologias novas (como a de inclinação experimental por força atômica que a Nanochip está desenvolvendo) podem armazenar dezenas de gigabytes num único cartão. Ainda faltam alguns anos até ficar pronto, mas algum dia sua câmera digital armazenará milhares de imagens e não apenas algumas centenas.

Preços em queda
Filmadoras de alta definição ainda são muito mais caras do que suas primas de definição padrão. De qualquer forma, os preços estão caindo e, em poucos anos, filmadoras de definição padrão deverão ocupar o mesmo nicho que as filmadoras analógicas: só os mais pães-duros é que vão comprar.

Filmadoras AVCHD
Filmadora AVCHPAVCHD é um novo formato de filmadora que captura vídeo de alta definição no DVD. Estamos esperando pelos modelos de teste da Sony. Canon, Panasonic, Samsung e Sharp também estão envolvidas. No futuro veremos filmadoras AVCHD que registram vídeos em cartões de memória flash.

Filmadoras wireless
Já vimos câmeras wireless que enviam imagens para o PC. As filmadoras são o próximo passo tão logo a rede 802.11n ofereça banda suficiente para transmitir vídeo de alta definição. Dentro de poucos anos filmadoras serão capazes de gravar em alta definição e transmitir via wireless até o PC, para edição.

Filmes caseiros com qualidade
Apesar de já existirem filmadoras de alta definição, usuários amadores ainda não possuem um meio barato e fácil de criar cópias permanentes de seus vídeos caseiros em alta definição. Mas isso está para acabar: gravadores de Blu-ray e HD DVD podem ser caros agora, mas os preços devem cair já no próximo ano conforme os fabricantes lancem seus produtos.

Reconhecimento por imagem
O Google está acrescentando reconhecimento facial à sua próxima versão do Picasa, que irá analisar as fotos e criar um índice de rostos para busca. Isso tornará mais rápida a tarefa de apagar as fotos do seu ex.++++

De 2D para ambientes 3D
A crescente capacidade de processamento dos computadores permite novos meios de lidar com imagens. O projeto Photosynth da Microsoft, por exemplo, pega um grupo de fotos 2D e as transforma em um ambiente 3D que oferece uma nova leva de meios para buscar figuras.

Nomeação Avançada
Intitular fotos não é novidade, mas o Vista vai integrar isso no sistema operacional e permitir a busca de imagens no micro da mesma maneira que se procura por arquivos, por exemplo, colocando apenas parte do nome.

Pagamento móvel
Alguns cartões de crédito já vêm acoplados com chips RFID capazes de realizar pagamentos sem contato com a leitora – podem registrar débitos sem ter de “passar” o cartão. Nos próximos anos uma tecnologia similar permitirá usar um telefone celular equipado com RFID em substituição à sua carteira cheia de cartões de crédito ou débito. A empresa de pagamento online MobileLime afirma que está desenvolvendo um software para permitir ao consumidor escolher qual das suas contas ligadas ao celular ele quer usar para fazer o pagamento. Dessa forma, basta levar o celular até um receptor de ondas e realizar a transação.

Miniprojetores
O PVPro Projector da Light Blue Optics é do tamanho de uma caixa de fósforos e usa laser para criar imagens de 15 polegadas,. O conjunto todo é pequeno o suficiente para ser integrado a celulares, vídeo players portáteis e laptops. O protótipo atual projeta uma imagem monocromática (para uma vista retrospectiva à exibição do PC), mas a empresa espera ter uma versão colorida pronta até o final do ano. O Fraunhofer Institute na Alemanha criou um projeto concorrente.

Melhor internet móvel
O acesso à internet pelo celular hoje é inadequado, já que diversos sites não têm conteúdo formatado para telas pequenas. Mas graças ao acesso mais rápido e melhor tecnologia, logo veremos informações no display do celular como se elas tivessem sido projetadas para ele, incluindo serviços como mapeamento e detalhes de transações financeiras via RSS segura.

Feito para música
Ainda estamos aguardando o mítico iPhone, mas por enquanto pelo menos a Microsoft  confirmou estar trabalhando num telefones baseado na marca Zune. O Zune multimídia, sem telefone, sai em novembro.

DIVERSÃO

Internet 3D
Começou como realidade virtual de ficção científica, mas a visão de Neal Stephenson do Metaverso finalmente está se tornando realidade. Mundos virtuais como o Second Life e o There.com ficam mais populares e úteis a cada dia. E projetos como o Croquet estão mapeando novos meios de combinar computação distribuída e geração de imagens em 3D para criar uma internet mais desfrutável em 3D. Há ainda uma tabela de horário: desenvolvedores e visionários se reuniram esse ano para a primeira escalada ao pico do Metaverso e elaboraram o mapa de desenvolvimento dos próximos dez anos.++++

Guerra dos consoles
Apesar de tanto a Sony quanto a Microsoft alegarem que os consoles deste ano durarão mais que seus antecessores, sua vida média é de 5 anos. Dessa forma, a edição da PC WORLD de dezembro de 2012, trará os reviews dos consoles PlayStation 4 e Xbox 720, mostrando que oferecem gráficos em 3D fotorrealistas e filmes de alta definição em stream da internet.

Controle remoto inteligente
Controles remotos que se integram à rede de uma casa (como o OpenPeak Simple Remote) parecem promissores. Além de comandar os eletrodomésticos do consumidor, eles se conectam à rede wireless e à internet. Essa funcionalidade abre a possibilidade de que ele exiba sua programação de TV ou funcione como aparelho de telefone VoIP. E por falar em controle remoto, programá-los não é tarefa fácil. O ideal seria um dispositivo cuja programação fosse intuitiva e que pudesse controlar tudo sem transtornos.

Camisa com chip
Jerry Bautista da Intel acredita que um dia os chips serão tão pequenos que poderão ser costurados na fábrica. Assim, sua camisa poderia tocar seu MP3 ou ler seus e-mails para você. Contanto que a camisa não reclame que a gravata não combina, tudo bem.

Livro Eletrônico
Sony Book 150O Sony Reader é o primeiro livro eletrônico utilizável, mas não é perfeito. Esperamos ver, em poucos anos, um livro eletrônico realmente barato e tão fácil de usar quanto um de papel.

Papel Eletrônico
O papel eletrônico está chegando: diversos fabricantes estão trabalhando em protótipos de display finos e flexíveis que podem exibir textos de alto contraste tão nítidos quanto os textos em papel. Esses displays retêm a imagem quando estão desligados, tornando-os bons para livros eletrônicos. Um dia será possível baixar a PC WORLD no seu jornal eletrônico e folhear suas páginas eletronicamente.

Jogos DirectX 10
A nova versão do DirectX que virá com o Windows Vista abrirá muitas possibilidades para programadores de jogos, permitindo a eles criar física realista e ambientes em 3D. Tais avanços, entretanto, terão de esperar o lançamento do Vista e ter usuários o suficiente para dar razão aos jogos. Não esperamos nada menos que uma mão cheia de melhorias até meados de 2007. O problema é que esses novos jogos só funcionarão no Vista.

Games (mais) inteligentes
A chegada dos processadores de múltilpos núcleos dá aos programadores mais capacidade de processamento para criar inimigos mais inteligentes dentro dos jogos. Por exemplo, um núcleo fica ocupado de executar o jogo enquanto o outro fica encarregado da rotina de inteligência artificial que cria hordas de inimigos mais espertos. Os oponentes agora não vão só ficar esperando a briga, eles também irão à caça.++++

Tradutor universal
É improvável que vejamos um aparelho que funcione como aquele do Star Trek, mas uma tradução útil de voz-para-voz já está entre nós. A SRI desenvolveu soluções para ajudar as tropas americanas a se comunicar no Iraque, e o SpeechGuard da Ectaco pode desempenhar uma função similar em várias línguas.

Robôs, parte 1: Morte à mesada
As opções dos adolescentes para ganhar dinheiro em casa diminuirão muito quando robôs de função específica tomarem conta dos lares. Um relatório de 2004 das Nações Unidas no Mundo Robótico prevê que os preços dos robôs cortadores de grama, limpadores de piscina e lavadores de janela se tornarão acessíveis em 2007, ano em que 4 milhões destes robôs estarão em uso.

Robôs, parte 2: Ainda não é o Exterminador
AsimoEnquanto o mundo possui até o presente momento um robô que corre 6,5 quilômetros por hora, o líder do projeto ASIMO da Honda, Stephen Kenney, afirma que em 2017 já veremos a aplicação de um robô inteiramente humanóide.

Impressão veloz
Graças a um novo projeto de dispositivo impressor batizado de JeTrix, em cerca de dois anos não teremos mais que esperar ao lado da impressora laser para ver o documento ser finalizado. No lugar de pequenos impressores que se movem através de uma folha de papel, o JeTrix poderá ser feito do tamanho da folha, permitindo uma velocidade de saída realmente fantástica.

Vídeogames físicos
O console Wii prometido pela Nintendo toma as rédeas com o seu joystick sensível ao movimento. A Sony acrescentou sensibilidade de movimento ao controle do seu PlayStation 3 também, e outras empresas – entre elas a Xav – estão trabalhando em seus próprios controles para trazer interatividade real na hora de jogar.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail