Home > Notícias

Comissão Européia pode multar MS novamente, afirma imprensa européia

Jornal Guardian afirma que comissária de competição da UE estaria considerando multa diária de € 3 mi por entrega de dados imprecisos

Por Paul Meller, para o IDG Now!*

16/11/2006 às 11h03

Foto:

Jornal Guardian afirma que comissária de competição da UE estaria considerando multa diária de € 3 mi por entrega de dados imprecisos

A Comissão Européia ameaçou a Microsoft com novas multas diárias de 3 milhões de euros caso a empresa não dê informações sobre seu sistema operacional Windows até o dia 23 de novembro, de acordo com notícia de um jornal britânico desta quarta-feira (15/11).

A comissária de competição Neelie Kroes disse que a Microsoft estava testando sua paciência, de acordo com notícia no Guardian. "Não tenho vida eterna", teria dito ela.

A Comissão multou a Microsoft em 280,5 milhões de euros em julho por não fornecer informações pedidas em uma decisão antitruste em março de 2004.

A Microsoft inicialmente alegou que não entendia quais informações a Comissão queria. A decisão de 2004 ordenou que a companhia oferecesse dados suficientes sobre o Windows para permitir que fabricantes de softwares rivais para servidores desenvolvessem produtos que trabalhassem perfeitamente com o Windows assim como o próprio sistema da Microsoft para servidores.

Após sessões no tribunal no começo do ano, a Microsoft disse que tinha finalmente entendido o que a Comissão queria, e afirmou ter enviado todas as informações no prazo limite da decisão, dia 19 de julho.

No entanto, Kroes disse que os dados não eram suficientes. "Não estou surpresa se alguém disser que 90% das informações já estão lá quando você precisa de 100%. É um quebra-cabeça e faltam algumas partes. Na minha opinião, esta informação deveria estar aqui há alguns meses", teria afirmando Kroes ao jornal.

Nem a Comissão ou a Microsoft estavam disponíveis para comentários.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail