Home > Notícias

Console Nintendo Wii chega às lojas nos EUA

Facilidade de uso do console da Nintendo será posta à prova contra PS3 e Xbox 360

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

20/11/2006 às 15h49

Foto:

Facilidade de uso do console da Nintendo será posta à prova contra PS3 e Xbox 360

WiiA competição dos consoles de nova geração se acirrou no último sábado, com o lançamento do Wii, da Nintendo, nas lojas dos Estados Unidos e Canadá. O videogame também começa a ser vendido no Japão em 2 de dezembro.

O Wii compete com o PlayStation 3 (PS3), da Sony, e com o Xbox 360, da Microsoft, em uma arena que não coloca à prova apenas jogos ou capacidades gráfica, mas testa também a visão diferenciada da Nintendo sobre o conceito de videogame.

A Microsoft e a Sony estão apostando em gráficos de alta definição e alto poder de processamento como atributos dos seus consoles. Os jogos trazem cores mais ricas e parecem mais realistas, mas além disso não são muito diferentes das gerações anteriores.

Já a Nintendo quer expandir o público de jogadores, posicionando o Wii como um console sem alta definição de gráficos, mas que leva diversão a toda família. No centro desta estratégia está o "Wii-mote", controle sem fio similar ao de uma TV que traz sensor de movimento.

Com o assessório, a Nintendo quer simplificar a experiência de jogar para que pessoas que nunca tocaram um console possam se aventurar no mundo dos games. No “Wii Sports”, por exemplo, título vendido com o console, não há seqüências complexas de botões a aprender: no jogo de tênis basta reproduzir os movimentos da raquete com o controle e no de box imitar os movimentos de socos.

O console traz ainda o serviço online Wii Channel, que baixa automaticamente notícias e dados de clima, além de trazer um sistema de mensagens que pode ser compartilhado pela família. A navegação na web pode ser feita por meio do navegador Opera Web.

Embora o console da Nintendo também vá competir com o Xbox 360, o seu rival mais imediato deve ser o PS3, da Sony, lançado nos Estados Unidos na última sexta-feira.

A Nintendo pode dizer que entrou com o pé direito no mercado, já que o Wii recebeu boas críticas por sua facilidade de uso. Além disso, o Wii tem outros trunfos: custa 250 dólares, metade do preço do PS3 mais barato, e estará disponível me maior quantidade que o rival para a temporada de final do ano nos Estados Unidos.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail