Home > Notícias

Computador para Todos: 73% trocam Linux por Windows

Pesquisa divulgada pela Abes revela que 47% das trocas foram feitas gratuitamente, levantando suspeitas de pirataria

Por Daniela Braun, editora do IDG Now!

21/11/2006 às 15h50

Foto:

Pesquisa divulgada pela Abes revela que 47% das trocas foram feitas gratuitamente, levantando suspeitas de pirataria

De acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira (21/11) pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES),  73% dos usuários do Computador Para Todos desinstalaram o sistema operacional de código aberto Linux, pré-instalado nos computadores do programa do governo federal, substituindo-o por outro, de código proprietário, o Windows.

O levantamento feito pelo instituto de pesquisa Ipsos, baseado em 502 entrevistas telefônicas, ainda mostra que 47% dos consumidores realizaram a substituição do sistema operacional sem nenhuma forma de pagamento, um forte indício de pirataria. Segundo os entrevistados, a mudança ocorreu, em média, 31 dias após a compra do equipamento.

Dentre os usuários que desinstalaram o sistema operacional, 64% afirmaram que a troca foi realizada gratuitamente - por intermédio de amigos, parentes ou técnicos – enquanto 36% confirmaram um pagamento adicional médio de 137 reais, pela compra e instalação do novo sistema operacional, uma forte evidência de utilização de cópias ilegais.

Lançado em junho de 2005, o Computador para Todos registrou a venda de 265 mil desktops até junho deste ano, informa pesquisa da consultoria IT Data, apresentada em setembro pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).

Outra constatação do levantamento é que o programa tem atingido seu objetivo de aumentar a venda de computadores à população menos favorecida, através da redução de preço e facilidade de pagamento. Os dados mostram que quase 70% dos entrevistados se enquadravam nas classes C e D e 86% adquiriram seu primeiro computador.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail