Home > Notícias

Google sofistica ferramentas para indexação de conteúdo no Google News

Novas funções para webmasters permitem seleção de conteúdo para indexação no serviço de notícias, o que pode inviabilizar processos

Por Juan Carlos Perez, para o IDG Now!*

22/11/2006 às 15h05

Foto:

Novas funções para webmasters permitem seleção de conteúdo para indexação no serviço de notícias, o que pode inviabilizar processos

O Google desenvolveu novas ferramentas que torna mais fácil para webmasters e editores de sites de notícias controlarem como o sistema de busca indexa seu conteúdo para inclusão no portal Google News.

A partir desta terça-feira (21/11), editores de sites noticiosos em inglês indexados pelo Google News poderão se cadastrar no serviço Webmaster Tools, da Google.

Isto significa que os responsáveis poderão especificar pelo mapa online do site, usado para que a ferramenta do buscador se direcione dentro da página, os artigos que querem que o Google News registre.

O serviço também oferecerá uma lista com os artigos mais artigos registrados no Google News, assim como uma lista de erros de indexação gerada pelo robô crawler do Google, para que problemas possam ser resolvidos.

Anteriormente, o controle de editores sobre a indexação do Google News era mais rudimentar, limitada majoritariamente a incluir instruções para prevenir que o crawler acessasse certas páginas.

Antes do lançamento das novas ferramentas, a companhia testou a novidade com diversas organizações, disse Nathan Stoll, diretor de produtos do Google News. Stoll disse que editores pediram por mais transparência e controle do conteúdo indexado pelo site.

O Google News é um portal de notícias em que o Google agrega notícias, pequenos trechos de texto e figuras em miniatura linkadas a artigos originais em sites noticiosos.

O Google News está no centro de um processo iniciado pela agência de notícias France Presse, que alega infração de direitos autorais com a inclusão pelo Google de parte do seu material.
O anúncio desta terça-feira segue notícia da última semana em que Google, Microsoft e Yahoo suportarão o protocolo Sitemap para facilitar a integração entre seus sistemas de busca.

Este protocolo, desenvolvido pelo Google, simplificará a maneira como editores e webmasters enviam o conteúdo de seus sites para indexação nos sistemas de busca das empresas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail