Home > Notícias

Projeto Cidade Móvel vende ringtones criados por tribos indígenas

Ligado à USP, organização cataloga sons tradicionais de tribos do Norte do país que podem ser usados como toques para celulares

Por Redação do IDG Now!*

22/11/2006 às 14h58

Foto:

Ligado à USP, organização cataloga sons tradicionais de tribos do Norte do país que podem ser usados como toques para celulares

Tribos indígenas da região Norte do país estrearam em telefones celulares em novembro por meio de 42 ringtones disponíveis para download.

Desenvolvido pela Cidade do Conhecimento, o projeto Cidade Móvel liga tribos nos estados de MS, RN, PA, AM e AP a operadoras de telefonia para que canções tradicionais indígenas sejam vendidas como toques para celular.

Graças aos estudos sociais sobre comunidades carentes de recursos de informática, o órgão filiado à Universidade de São Paulo oferece três catálogos diferentes separados pelas regiões onde os sons foram captados.

Mesmo com foco nas artes indígenas, os ringtones e papéis de parede para celulares exploram variações culturais das tribos.

Enquanto os sons Xavantes exploram instrumentos mais rústicos dos índios, enquanto o catálogo da Praia da Pipa (ES) apresenta levadas africanas, como o jongo e a embolada.

Amostras dos ringtones e dos papéis de parede, disponíveis comercialmente pelas operadoras Vivo, Oi, Tim, Claro, Telemig Celular, Amazônia Celular, Sercomtel e CTBC, podem ser encontradas pelo usuário no site do Cidade Móvel.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail