Home > Notícias

Podcasts são baixados apenas por 12% dos internautas

No entanto, download com frequência diária se restringe a apenas 1%, nos EUA

Por Redação do IDG Now!

23/11/2006 às 11h22

Foto:

No entanto, download com frequência diária se restringe a apenas 1%, nos EUA

Apenas 12% dos internautas norte-americanos baixam podcasts para ouvir depois em seus computadores e tocadores digitais, segundo uma pesquisa do Pew Internet & American Life. Embora ainda seja relativamente pequeno, o porcentual cresceu em relação ao período de fevereiro a abril, quando a média era de 7%.

A freqüência com que os internautas baixam podcasts é ainda menor: apenas 1% faz o download deste tipo de arquivo em um dia típico de navegação na web. O estudo mostra ainda que os homens têm uma tendência maior a baixar podcasts (15% já baixaram) que as mulheres (apenas 8% já baixaram).

O tempo de uso da internet também conta: 13% daqueles que estão online há seis anos ou mais já fizeram o download de podcasts contra 6% dos que navegam há três anos ou menos. A prática também é mais comum entre usuários de banda larga (14% baixam) do que de Internet discada (10%). Por fim, os mais jovens são mais adeptos da tecnologia: entre adultos com 18 a 29 anos, 14% fazem o download de podcasts, contra 12% entre adultos entre 30 e 64 anos.

Os resultados vêm de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, por telefone, com amostragem nacional durante o mês de agosto. Foram entrevistados quase 3 mil adultos, sendo que 972 responderam a parte relacionada ao download de podcasts.

Em 2005, o dicionário americano de Oxford elegeu “podcast” como a palavra do ano, definindo o termo como “gravação digital de uma transmissão de rádio ou programa similar, disponível na Internet para download para tocador de áudio pessoal”. Segundo dados de fevereiro a abril de 2006, do Pew Internet, 20% dos adultos norte-americanos 23% dos usuários de Internet têm um iPod ou outro MP3 player.

Se a adesão ao podcast ainda não explodiu, o mesmo não pode ser dito sobre o número de arquivos deste tipo na rede. Dados do diretório Podcast Alley indicam que, em novembro de 2004, havia mil podcasts disponíveis no repositório. Hoje são mais de 26 mil diferentes podcasts listados, com mais de 1 milhão e episódios disponíveis.tados Unidos têm 209 milhões de internautas residenciais, segundo a Nielsen//NetRatings.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail