Home > Notícias

Carros brasileiros terão sistema de identificação por chip

Contram aprovou resolução que torna obrigatório uso de chip em veículos

Por Redação do IDG Now!

23/11/2006 às 17h15

Foto:

Contram aprovou resolução que torna obrigatório uso de chip em veículos

Os 43 milhões de veículos que circulam no Brasil vão passar a ter identificação por chip nos próximos dois anos.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou resolução que cria o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (SINIAV) que tem o objetivo de planejar e implantar ações de combate a roubo e furto de veículos e cargas assim como gerir o controle de tráfego.

O sistema de identificação por chip é composto de placas eletrônicas instaladas nos veículos, antenas leitoras, centrais de processamento e sistemas informatizados.

A placa eletrônica deverá conter um número de série único e terá as informações referentes ao número da placa do veículo, número do chassi e código RENAVAM.

Essa placa eletrônica será usada na fiscalização, em projetos voltados para o aumento da mobilidade urbana e no controle ambiental. As antenas que farão a leitura serão instaladas em locais definidos pelos Departamentos Estaduais de Trânsito.

Os estados e o Distrito Federal terão dezoito meses para dar início ao processo de implantação do sistema. A partir do início terão quarenta e dois meses para concluí-lo. Na esfera estadual será de responsabilidade dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) o gerenciamento do sistema, assim como a implantação das placas de identificação.

As placas serão instaladas na parte interna do pára-brisa  dianteiro do veículo.  No caso dos veículos que não possuem pára-brisa as placas serão fixadas em local que garanta seu pleno funcionamento.

Após a implantação do sistema quem não possuir a placa de identificação no veículo estará cometendo uma infração grave sujeito às sanções previstas no artigo 237 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e  retenção do veículo para regularização.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail