Home > Notícias

Novo protocolo promete mais economia no uso de servidores

Documento desenvolvido nos EUA promete uma fórmula para comparar custo e eficiência energética dos servidores

Por Camila Fusco, repórter do Computerworld

24/11/2006 às 14h25

Foto:

Documento desenvolvido nos EUA promete uma fórmula para comparar custo e eficiência energética dos servidores

Representantes da indústria norte-americana de TI – incluindo integrantes da Sun Microsystems, Dell, AMD, Intel, IBM e HP – publicaram na internet um protocolo destinado a medir a eficiência energética dos servidores em um data center.

Sob o comando do professor Jonathan Koomey, da universidade de Stanford e cientista do laboratório Lawrence Berkeley National, foram criadas métricas capazes de dar ao gestor a possibilidade de pesquisar por si próprio e comparar a eficiência energética dos servidores disponíveis no mercado.

O padrão tem apoio da agência federal de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e já está disponível na internet para consulta. A agência também está publicando regularmente em seu website documentos relacionados às métricas para controlar os gastos dos servidores.

“O protocolo é um bom começo, mas é apenas o primeiro passo. Os fabricantes ainda precisarão incorporar práticas sustentáveis e de alta eficiência dentro de sua cadeia de valor. Ao mesmo tempo, os compradores de servidores e os designers de data center precisarão cada vez mais de produtos que consigam reduzir o uso de energia e os custos com infra-estrutura”, afirma o professor Koomey.

Segundo ele, o protocolo também pode levar os fabricantes a produzir equipamentos de acordo com as diretrizes estabelecidas. Por seu lado, os consumidores terão mais propriedade para escolher os fornecedores, já que saberão que tais padrões são amplos na indústria e não apenas um apelo de marketing.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail