Home > Notícias

Recursos de foto no Vista

Uma espiada nos atributos do novo sistema operacional feitos para agradar quem gosta de fotografia digital

Por Dave Johnson, PC WORLD (EUA)

24/11/2006 às 11h40

Foto:

Uma espiada nos atributos do novo sistema operacional feitos para agradar quem gosta de fotografia digital

Especial Windows VistaQuando o Windows XP foi lançado, há cinco anos, para substituir outras versões do sistema operacional da Microsoft, ele não trazia muitos atributos especialmente voltados para a fotografia digital. Tudo bem. Naquela época, esta tecnologia só engatinhava. A situação mudou e a captura digital de imagens já é um processo amadurecido. E a Microsoft não ignorou esta fato, incluindo no Vista muitas facilidades para quem precisa lidar com imagens digitais.

Fotos no computador

Se baixar fotos com o XP já não era assim um processo tão complicado, descarregar as imagens de sua câmera digital será uma tarefa ainda mais fácil de realizar no Vista, tudo graças a um assistente de importação de fotos. Basta conectar sua câmera ou cartão da memória ao PC e aguardar a execução de um processo automático (AutoPlay). Clique em Import Pictures using Windows (importar imagens usando o Windows) e surgirá uma caixa de diálogo de importação de imagens e vídeos.

E aquele campo de “tag”, para que serve? Bem, se você quiser, é possível adicionar palavras-chaves descritivas a suas imagens digitais (assim como no Flickr e Adobe Photo Album) e um host de outros aplicativos tag. Quando importar suas fotos, a mesma tag será aplicada a todas as fotos do lote. Não se preocupe: você pode ajustar as tags de cada foto posteriormente, se quiser.

Clique em Importar e todas as suas fotos serão automaticamente copiadas para uma nova sub-pasta na pasta de Imagens. Ainda é possível clicar numa caixa de verificação para apagar todas as imagens de sua câmera logo que o processo for concluído. Fácil, não?

Sabe aquele problema de ter que ficar girando as fotos no desktop, às vezes no sentido horário, outras, anti-horário? Se sua câmera tiver algum sensor de orientação (para saber como você a estava segurando na hora de tirar a foto), o Vista automaticamente vai girar a imagem enquanto durante o processo de importação. E mais: se você optar por não apagar as imagens da câmera ou cartão de memória durante o processo de transferências, o Vista não importa as mesmas imagens mais de uma vez. É o fim da duplicidade de imagens.++++
Encontre suas fotos

Depois de importar as fotos, o Vista automaticamente abre a Windows Photo Gallery, um organizador de fotos similar ao Microsoft Digital Image Suite. Com esta nova ferramenta pode-se ver o conteúdo das tags, adicionar outras tantas às suas fotos, facilitando o processo de organização e localização, a partir dessas descrições.

Dessa forma, quando se quer localizar uma imagem, basta digitar a informação desejada (tag) na caixa de busca no topo da tela. O Windows Photo Gallery irá pesquisar e exibir apenas os itens que tiverem a palavra no nome, tag ou texto explicativo. Outra forma de realizar uma busca é clicar numa tag na lista a esquerda da tela. O software seleciona e exibe somente os arquivos que atendem essa seleção. Ainda é possível dar aos arquivos de fotos uma espécie de hierarquia, o que facilita na hora de querer ver, por exemplo, só as fotos de sua família ou do seu cachorro.

A idéia das tags nas fotos é boa, mas e quanto a digitar todas elas? Você não precisa fazer isso. Basta criar as tags desejadas uma única vez. Daí em diante apenas arraste figuras da janela principal até a tag na lista. É possível selecionar centenas de imagens de uma vez e arrastá-las para as tags o que agiliza o processo de classificação da sua coleção de imagens digitais. Os defensores de metadados – como tags e palavras-chaves – agora podem aplicar isso aos seus arquivos de imagens diretamente do Vista, dispensando a ajuda de qualquer outro organizador.Especial Vista Voltar

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail