Home > Notícias

Migração para o Vista deve ser a mais rápida do mercado, diz analista

No primeiro ano após o lançamento do Vista, 15% dos usuários devem migrar para o novo sistema operacional da Microsoft

Por Sumner Lemon para o IDG Now!*

27/11/2006 às 11h00

Foto:

No primeiro ano após o lançamento do Vista, 15% dos usuários devem migrar para o novo sistema operacional da Microsoft

A adoção do Windows Vista, novo sistema operacional da Microsoft, deve ser mais rápida do que ocorreu com sistemas operacionais anteriores.

Segundo David Mitchell, especialista em análise de softwares da Ovum Ltd., mais de 15% dos usuários de PCs migrarão para o Vista no primeiro ano após o lançamento do sistema. "Isso representaria a migração mais rápida já observada", diz.

A média de migração para o Windows XP, em 12 meses, foi de 12% a 14%, compara o analista.

Entre as razões para o upgrade mais ágil estão programas de atualização automática. Por exemplo, empresas que participam do programa de licenciamento, Software Assurance, da Microsoft garantem upgrades automáticos para o Windows Vista. "Do lado dos consumidores, a demanda também é crescente. Basta observar a adoção da versão beta do sistema - é bastante alta", observa Mitchell.

O novo sistema operacional da Microsoft será lançado para o mercado corporativo na próxima quinta-feira (30/11) e estará disponível para os consumidores em janeiro de 2007. Para os consumidores que estão comprando máquinas de determinados fabricantes com Windows XP, desde 26 de outubro, a Microsoft tem oferecido cupons de descontro no upgrade para o Vista.

As previsões de migração para o novo pacote Office 2007, lançado nas mesmas datas do Windows Vista, não são tão claras. A média de adoção do novo Office deve ser mais baixa do que a do sistema operacional no primeiro ano, prevê o analista da Ovum.

"Neste caso não há o efeito do OEM (Original Equipment Manufacturer). Se o usuário compra um novo desktop, já garante a cópia do Vista, mas não necessariamente uma cópia do Office pré-instalada", avalia.

*Sumner Lemon é editor do IDG News Service, em Cingapura.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail