Home > Notícias

Apple divulga 22 correções de segurança para softwares do Mac OS X

Pacote 2007-007 corrige falha em sistema de internet sem fio AirPort, revelada no começo do mês que permite ataques remotos

Por Robert McMillan, para o IDG Now!*

29/11/2006 às 16h08

Foto:

Pacote 2007-007 corrige falha em sistema de internet sem fio AirPort, revelada no começo do mês que permite ataques remotos

A Apple Computer divulgou 22 atualizações que corrigem falhas nos softwares que acompanham seus computadores pessoais, incluindo uma brecha nos drivers wireless do AirPort revelada no começo do mês.

A falha no AirPort foi divulgada no dia 1º de novembro pelo pesquisador de segurança HD Morre e afeta os cartões de internet sem fio Orinoco, da Proxim, usadas pelos modelos PowerBook e iMac montados entre 1999 e 2003, disse ele.

Estes cartões, chamados de AirPort pela Apple, foram vendidos com os modelos eMac, iMac, PowerBook G3, PowerBook G4 e Power Mac 64, disse a Apple em nota sobre as atualizações, publicado nesta terça-feira (28/11).

O problema, corrigido na atualização 2007-007, não afeta sistemas que carregam os cartões AirPort Extreme, disse a companhia.

A Apple alertou que a falha poderia ser usada por um cracker para rodar códigos não autorizados no PC da vítima, mas a praga de Moore poderia ser usada apenas para que o computador fechasse, alertou o pesquisador de segurança.

Pesquisadores de segurança vêm prestando bastante atenção para drivers em dispositivos sem fio desde agosto, quando os pesquisadores David Maynor e Jon Ellch reportaram que descobriram um número de falhas significativas em drivers sem fio, incluindo uma que afeta o micro da Apple.

Maynor e Ellch foram criticados posteriormente já que demonstraram estas falhas usando cartões de outras empresas, e não os da própria Apple, e por não terem publicado o código usado nos ataques.

Independente disto, a Apple corrigiu as vulnerabilidades em seus drivers sem fio no final de setembro, afirmando que todas foram descobertas em uma auditoria interna no software da companhia.

A atualização da Apple desta terça-feira corrige diversas questões em produtos que estão integrados no OS X, incluindo falhas no antivírus ClamAV, Perl, PHP e Samba.

*Robert McMillan é editor do IDG News Service, em São Francisco

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail